Pesquisar

Albuquerque garante apoio e parcerias à Casa de Saúde São João de Deus

A Região vai continuar a alocar recursos financeiros e a estabelecer parcerias com a Casa de Saúde São João de Deus. 11-02-2022 Presidência
Albuquerque garante apoio e parcerias à Casa de Saúde São João de Deus

Miguel Albuquerque garante que o seu Governo está preparado para assumir responsabilidades de tratamento, de prevenção e de integração social de pessoas que sofrem de doenças do foro mental.

O presidente do Governo Regional garantiu hoje que a Região irá continuar a alocar recursos financeiros e logísticos para a Casa de Saúde São João de Deus, que assinalou hoje, com a inauguração do busto do seu fundador e com a abertura de duas novas unidades de saúde, o centenário da instituição.

Miguel Albuquerque, presente na cerimónia evocativa dos 100 anos da presença dos Irmãos de São João de Deus na Madeira, garantiu ao diretor da instituição, Eduardo Lemos, que o Governo vai continuar a trabalhar com a CSSJD e que continuarão a ser alocados recursos para o estabelecimento de parcerias entre o Governo e a instituição.

«Temos de acompanhar o evoluir dos tempos, mas mantendo aqueles que são os valores decisivos e fundamentais., que são valores que esta instituição contempla, os valores que esta instituição secularmente praticou e vai continuar a praticar e que nada têm a ver com variantes e relativismos de modas.

O que estão aqui são valores perenes, que fazem com que a obra não vá perecer», exortou.

No seu discurso, o líder madeirense fez ainda questão de louvar e agradecer, em nome do Governo, «o trabalho extraordinário que esta Ordem tem feito aqui na Madeira, em prol de uma visão fundamental da Saúde Pública e do apoio social, baseada na doutrina social da Igreja».

Miguel Albuquerque recordou que a doutrina social da Igreja é muito clara, «ao assegurar que uma das formas de realizarmos o Cristianismo na terra é apoiarmos e interagirmos e não deixar de assistir aos mais vulneráveis e aos que mais sofrem».

«Foi com esses valores que chegaram à Madeira, em 1920/1922 os irmãos de São João de Deus e começaram a trabalhar», salientou.

O líder madeirense deixou ainda palavras de agradecimento às pessoas que trabalham naquela instituição e que «têm desenvolvido um trabalho extraordinário no apoio à população e à saúde Pública, sobretudo na área da saúde Mental».

«Tudo temos feito para trabalharmos em parceria com esta instituição e de forma integrada, no sentido de abarcar o maior número possível de serviços e prestação de apoios», reforçou.

O governante destacou ainda o papel central face a novos desafios na área da Saúde Pública, da saúde Mental, exemplificando com as novas drogas sintéticas, os novos problemas trazidos pelo alcoolismo e pelas novas doenças mentais.

Neste sentido, garante que a Região está preparada para assumir responsabilidades de tratamento, de prevenção e de integração social daquelas pessoas.

«O desafio da integração é decisivo, é importante. Muitas vezes não conseguimos nem à primeira nem à segunda, mas à terceira ou quarta vamos chegar lá. Temos de persistir, de continuar a trabalhar com os nossos profissionais, com o sentido de missão, de humanidade e serviço que eles apresentam», preconizou.

E lembrou que hoje temos muito mais pessoas qualificadas na Madeira, em todas as áreas, também na área da Saúde, pelo que há todas as condições para fazer esse trabalho de persistência.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.