Pesquisar

Centro Comunitário Regional recebeu projeto ‘Semear Afetos’

15 utentes do Centro Social e Paroquial de Santa Margarida de Abrã, em Santarém, com idades compreendidas entre os 70 e os 80 anos, viajaram até à Madeira, muitos deles pela primeira vez, e sem nunca terem viajado de  avião, num intercâmbio entre instituições, que contou com o apoio do Governo Regional. 09-04-2022 Inclusão e Juventude
Centro Comunitário Regional recebeu projeto ‘Semear Afetos’

Foram 3 dias de atividades, convívios e passeios, que contaram com o apoio da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania e do Centro Social e Paroquial de Santo António.

 

Rita Andrade fez questão de receber o grupo no Centro Comunitário Regional, onde teve a oportunidade de conhecer o projeto “Semear Afetos”, desenvolvido pelos utentes do Centro Social e Paroquial de Santa Margarida de Abrã. Trata-se de um projeto de empreendedorismo social e ambiental, de combate ao isolamento da população idosa, apoiado pelo Programa “Portugal lnovação Social”- Portugal 2O2O.

 

O projeto ‘semear afetos’ é um projeto de empreendedorismo social e ambiental, de combate ao isolamento da população idosa, desenvolvido pelo  Centro Social e Paroquial de Santa Margarida de Abrã. Os produtos elaborados pelos Avós D'Afetos são comercializados com uma marca própria registada (“Semear Afetos”), que promove a sustentabilidade do projeto e o investimento em mais iniciativas de qualidade para apoiar os avós.

Para além do seu grande impacto social, o projeto “Semear Afetos” tem uma vertente de impacto ambiental, uma vez que a matéria-prima usada para criação dos produtos consiste em desperdício têxtil proveniente das empresas da região e restos de tecidos. Os produtos criados com esta matéria-prima, pretendem substituir os habituais descartáveis, enquanto reavivam e valorizam técnicas e costumes dos seniores da Região de Santarém. Assim nasceram, por exemplo, os sacos para compras reutilizáveis, os discos desmaquilhantes, as bolsas para sabonetes sólidos feitas em croché, as esponjas de louça à moda das avós, ou os taleigos (sacos de pão).

 

Rita Andrade elogiou o projeto “Semear Afetos”, “um projeto exemplar, de pessoas para pessoas”. Agradeceu ainda por terem escolhido a Madeira para esta iniciativa e reiterou que os utentes e direção do Centro Social e Paroquial de Santa Margarida de Abrã têm sempre uma porta aberta na Região, esperando que, “da semente plantada ao longo destes dias, nasçam novos projetos sociais em parceria”.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.