Pesquisar

O envelhecimento e riscos psicossociais no local de trabalho

Rubina Leal reconhece desafios e identifica bons exemplos no setor público na Região 06-02-2017 Inclusão e Juventude
O envelhecimento e riscos psicossociais no local de trabalho A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, interveio quinta-feira, 2 de fevereiro, na sessão de abertura do Seminário organizado pela União das IPSS-Madeira e Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade, alusivo à ‘Promoção do Envelhecimento Ativo no Local de Trabalho’.

Na ocasião, a governante indicou que o fenómeno do envelhecimento se revela igualmente através de uma população ativa europeia que decresce e envelhece.

“Os números apontam para que em 2030, 30% dos trabalhadores tenham idade compreendida entre os 55 e os 64 anos”, apontou Rubina Leal.

“Significa que teremos não só uma nova realidade, mas também novos desafios.

22% dos trabalhadores, atualmente, com mais de 50 anos consideram que não serão capazes de desempenhar o seu trabalho aos 60 anos de idade”, continuou.

A Secretária Regional com a tutela do Trabalho entende que os dados sustentados por relatórios da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho merecem a atenção conjunta de governantes, empregadores e trabalhadores no intuito de se procurar mais e melhores respostas na prevenção dos riscos psicossociais.

Neste âmbito, Rubina Leal recordou o 2º Prémio atribuído ao Estabelecimento Vila Mar (EVM) no concurso nacional ‘Locais de Trabalho Saudáveis 2016’, promovido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, em parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.

O EVM disponibiliza aos seus colaboradores um programa de acompanhamento nutricional, sessões de ginástica laboral, iniciativas periódicas de convívio de grupo, acompanhadas de atividade de fitness e ioga, sessões de supervisão e desenvolvimento pessoal e avaliação periódica dos riscos psicossociais.

Lembrar que a avaliação dos riscos psicossociais foi recentemente alargada aos cuidadores dos serviços e institutos tutelados pela SRIAS, no âmbito do Protocolo de Parceria celebrado com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Esta avaliação visa a adoção de políticas preventivas do desgaste físico e mental associado a uma atividade exigente.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.