Pesquisar

Governo Regional reforça apoio anual à Associação Paralisia Cerebral da Madeira

O Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social (ISSM), reforçou o apoio anual à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira (APCM) em mais 400 mil euros. 26-02-2023 Inclusão e Juventude
Governo Regional reforça apoio anual à Associação Paralisia Cerebral da Madeira

O anúncio foi feito pela Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, durante uma visita à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, que passa a contar com uma verba anual acima dos 1,4 milhões de euros.

 

A APCM, “uma associação de referência na Região”, tal como sublinha a governante, com 32 anos de atividade, dispõe de um lar residencial para acolhimento de pessoas com idade igual ou superior a 16 anos com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, com capacidade para 49 residentes e uma cama extra destinada ao  internamento provisório em regime privado.

 

A IPSS conta ainda com um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) apto para receber 37 utentes e que em dezembro de 2022 acompanhava 35 pessoas. Diariamente, a instituição confeciona 300 refeições.

 

Rita Andrade destaca o “grande dinamismo da APCM que, para além de possuir uma rádio local, tem uma política de comunicação muito atrativa através das redes sociais cuja gestão é feita por um utente. São ferramentas de extrema importância”, realça Rita Andrade, observando ainda que ”servem para a contínua motivação dos utentes, para a sua realização plena, bem como para a ativação do estímulo cognitivo”.

 

“Cada utente tem as suas necessidades e precisa de respostas específicas, daí que tenhamos avançado com este importante reforço de verbas que irá, certamente, garantir a continuidade do trabalho de excelência que tem sido feito por esta instituição, através da presidente da instituição Fabíola Pereira e de toda a equipa afeta a esta grande casa”, concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.