Pesquisar

Albuquerque anuncia apoio da Região à ampliação do Lar de São Francisco

Miguel Albuquerque anunciou, nesta tarde do dia 14 de abril, o apoio do Governo Regional à ampliação do Lar de São Francisco. O líder madeirense falava durante uma visita que hoje fez ao espaço, no âmbito do 15º aniversário da instituição, tendo acrescentando que esse mesmo apoio será concedido no âmbito das verbas previstas pelo PRR para a área social. 14-04-2023 Presidência
Albuquerque anuncia apoio da Região à ampliação do Lar de São Francisco

O presidente do Governo Regional foi hoje confrontado nesse sentido pelo diretor técnico do Lar, Eduardo Fernandes. E ficou ainda a saber que a Diocese já disponibilizou os terrenos em espaço contíguo, para que essa ampliação possa vir a acontecer.

Aos jornalistas, assumiu que «dada a localização deste Lar e a possibilidade de se fazer essa expansão, e levando ainda em linha de conta que este Lar tem funcionado muito bem ao longo destes 15 anos (já há um know-how, já uma infraestrutura montada), faz todo o sentido a ampliação».

O projeto será enquadrado no PRR, no âmbito das verbas previstas para a causa social, mas mesmo que esta verba viesse a esgotar-se a obra avançaria na mesma, com dinheiros do próximo Quadro Comunitário de Apoio.

A este respeito, lembrou que as verbas da Segurança Social para o funcionamento e para os apoios de funcionamento são verbas limitadas: «Há verbas para melhorar as infraestruturas, mas depois é preciso contabilizar os custos de funcionamento e a comparticipação do Governo quanto ao financiamento por utente».

«Na sua grande maioria, estes projetos vêm sendo desenvolvidos no quadro das IPSS, que têm muito mais facilidade de equilibrar os custos, até porque podem com muito mais facilidade do que o Estado, fazer um encontro entre os custos dos utentes e a possibilidade de cada utente, com as suas reformas, custearem parte desses mesmos custos. O que faz todo o sentido», explicou.

O Lar de São Francisco Celebrar este domingo 15 anos.

Assinale-se ainda que a Diocese cedeu o terreno ao Centro Paroquial e Social da Sagrada Família precisamente com a condição de ser construída uma nova estrutura de acolhimento para idosos ao abrigo do PRR. O espaço serve atualmente de estacionamento precário, e tem uma área superior a mil metros quadrados.

A expectativa da instituição é poder duplicar a atual capacidade da instituição - actualmente com 38 utentes em Lar e 20 na valência de Centro de Dia.

O Centro Social e Paroquial da Sagrada Família é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sem fins lucrativos, inaugurada a 16 de Abril de 2008 - pelo então presidente da República Aníbal Cavaco Silva - fruto da iniciativa do padre Alexandre Henriques Jorge e de um grupo de leigos.

A Instituição, presidida atualmente pelo Frei Nélio Leandro Mendonça, pároco da Sagrada Família, tem como missão promover a qualidade de vida dos seus utentes, a sua saúde, autonomia e independência, orientado por um espírito cristão, solidário e humanista, em articulação com a comunidade envolvente.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.