Pesquisar

Albuquerque diz ser fundamental continuar-se a criar condições para o acolhimento dos mais idosos

Miguel Albuquerque disse hoje ser fundamental que se continue a criar condições para que os nossos idosos possam ter centros de acolhimento com a prestação de todos os serviços necessários, até porque cada vez mais, «felizmente», se vive mais tempo. Declarações feitas na manhã deste dia 18 de abril, durante a apresentação do projeto para a construção do Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal. 18-04-2023 Presidência
Albuquerque diz ser fundamental continuar-se a criar condições para o acolhimento dos mais idosos

Um projeto sobremaneira elogiado pelo líder madeirense, que enalteceu ser um investimento que traz várias vantagens, sendo que a primeira delas é precisamente «ser uma infraestrutura de apoio social aos mais idosos, o que é muito necessário e decisivo para o futuro».

O governante lembrou, a propósito, que «a Santa Casa da Misericórdia do Funchal tem uma grande tradição, tem um trabalho consolidado nesta área», salientando ainda não ter «nenhuma dúvida de que esta será uma infraestrutura moderna, onde a instituição vai manter esse trabalho altamente qualificado e de louvar».

A segunda vantagem é que, continuou, «se trata de uma infraestrutura que será construída no centro histórico da cidade, o que ajudará, imenso, à reabilitação da cidade, sobretudo numa zona, que é a das Cruzes e do Largo da Cruz Vermelha, que precisa dessa reabilitação».

«A terceira vantagem, é que esta é uma das formas que nós temos de continuar a executar, de uma forma acelerada, as verbas do PRR», salientou.

Questionado pelos jornalistas, Miguel Albuquerque garantiu ainda que a Região vai continuar a aumentar a capacidade instalada e fazê-lo, sobretudo, em parceria com as IPSS. Porque, explicou, «estas têm um modelo de gestão mais eficaz, em todos os sentidos, e mais racional do ponto de vista do dinheiro que é aplicado, sobretudo no funcionamento».

«Alguns dos lares públicos serão entregues, através de concurso, a IPSS, por causa dessa capacidade acrescida ao nível da gestão e do controlo dos financiamentos e de acompanhamento dos próprios utentes», complementou.

O financiamento PRR do projeto “Complexo Social da Santa Casa da Misericórdia do Funchal” ascende a 9,9 M€. Este empreendimento pretende criar 65 novas vagas e 20 vagas remodeladas em ERPI, assim como 30 novas vagas no Centro de Dia, o que perfaz um total de 115 vagas em ERPI (das quais 95 são novas).

Para esse fim, será feita a remodelação, ampliação e adaptação das infraestruturas existentes, nomeadamente, do atual “Lar Santa Isabel”, bem como a reconversão de equipamentos sociais, como é o caso das antigas instalações da “Escola Secundária do Funchal – Mercês”.

O edifício da ERPI e do Centro de Dia irá distribuir-se por terá 5 pisos, incluindo os quartos, estacionamento coberto, capela, sala polivalente de grandes dimensões, sala de costura e estufa de flores, sala de estar e de convívio, gabinetes de apoio social, gabinetes médicos, sanitários, copa, entre outras funcionalidades.

O edifício da Clínica de Reabilitação e Residências Assistidas, com 3 pisos, contempla a Clínica de Reabilitação Física, ginásio, piscina destinada à hidro-reabilitação, salas de tratamento, 5 residências independentes (T1, dimensionadas para 2 moradores), sala comum/refeições, 6 quartos duplos, 5 quartos individuais.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.