Pesquisar

Guia das Profissões lançado esta manhã no Colégio Infante Dom Henrique

“Preparar o presente para decidir o futuro”, foi o mote lançado pela Secretária Regional, Rita Andrade, durante a apresentação do Guia das Profissões que teve lugar, esta manhã, no Colégio Infante Dom Henrique, na freguesia do Monte. 05-05-2023 Inclusão e Juventude
Guia das Profissões lançado esta manhã no Colégio Infante Dom Henrique

Com uma plateia repleta de crianças do 4.º ao 6.º ano de escolaridade, a Secretária Regional destacou que “o mundo está em constante mudança e precisamos de ser promotores dessa mudança pela positiva”. E é nesse sentido que Rita Andrade diz ser necessário “aceitá-la com conhecimento, com humildade para melhor decidir onde estamos e para onde queremos ir”, observando ainda que  “é importante, desde cedo, sabermos que podemos ser tudo o que quisermos e sonharmos. Não há profissões masculinas ou femininas, há profissões, que podemos escolher livremente, de acordo com as nossas aptidões, vocações e gostos pessoais”.

 

Direcionado para um público mais juvenil, este guia, dinamizado pela Direção Regional de Assuntos e Cidadania, em parceria com o Instituto para a Qualificação, foi elaborado com uma linguagem simples, acessível, com ilustrações e como forma de ser uma primeira abordagem às várias profissões que, um dia, estes jovens terão à sua escolha.

 

Este guia foi elaborado no âmbito do IV Plano Regional para a Igualdade e Cidadania Ativa que tem como um dos seus objetivos reduzir as desigualdades entre homens e mulheres, promover a igualdade de oportunidades no trabalho, no emprego e na vida pública regional, bem como a desconstrução de estereótipos de género relacionados com escolhas e opções profissionais.

 

“Agradecemos ao Colégio Infante D. Henrique, na pessoa do seu Diretor, o Sr. Padre Jorge Magalhães, a disponibilidade para nos receber, por serem nossos parceiros e nos darem a oportunidade de apresentar este guia aos seus alunos, crianças e jovens, que representam o futuro da nossa Região”, concluiu Rita Andrade.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.