Pesquisar

“A Europa tem vindo a adotar um caminho de inclusão”, afirma Rita Andrade

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, esteve presente esta manhã, em representação do Presidente do Governo Regional, na abertura do Fórum ‘Europa, uma união na diversidade?’. 09-05-2023 Inclusão e Juventude
“A Europa tem vindo a adotar um caminho de inclusão”, afirma Rita Andrade

Uma iniciativa da Europe Direct Madeira, em parceria com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no âmbito das comemorações do Dia da Europa que se assinala a 9 de maio.


Na ocasião, Rita Andrade destacou que “a Europa é de todos nós e cabe-nos defendê-la ativamente, conscientes que a liberdade e a união não são conquistas definitivas – lembremo-nos do clima de guerra que vivemos em pleno século XXI – sofrendo todos nós ameaças reais, em que só com cooperação, negociação e cedências, conseguiremos manter este grande projeto europeu”, observando ainda que “a Europa tem vindo a adotar um caminho de inclusão, valorizando e integrando a diversidade de culturas, tradições e línguas.

À semelhança da estratégia europeia, a Madeira percebeu, desde cedo, que a educação e a formação inclusiva, desde a primeira infância ao ensino superior, são essenciais para o progresso e para o desenvolvimento económico”.

 

A sessão de abertura contou com a presença do gestor do Europe Direct Madeira, Marco Teles; do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho e da Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, em representação do Presidente do Governo Regional da Madeira.

 

Por seu turno, o fórum terá como convidados a Associação de Ucranianos na Madeira, a OPUS GAY, a Rede Europeia Anti-Pobreza e a Associação Womaniza-te, a fim de se debater a solidariedade social, racismo/xenofobia, inclusão social, direitos de pessoas LGBQI+ e igualdade de género.

 

Nota ainda para uma atividade destinada aos alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas e aos seniores dos Centros Comunitários da Câmara Municipal de Câmara de Lobos que irão debater em grupo, as temáticas em enfoque neste evento.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.