Pesquisar

Governo aberto a protocolo com empresas privadas prestadoras de serviços a idosos  

Miguel Albuquerque visitou a Troca Mimos, empresa especializada e licenciada pelo ISSM para a prestação de um conjunto alargado de cuidados aos seniores.  14-07-2023 Presidência
Governo aberto a protocolo com empresas privadas prestadoras de serviços a idosos  

«Com certeza avançar com o protocolo até porque há um conjunto de pessoas que precisam destes serviços». 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou na manhã desta sexta-feira a ‘Troca Mimos – Apoio Domiciliário na Madeira’, empresa, cujo projeto foi idealizado e aprofundado com o apoio da Startup Madeira, tendo alcançado, inclusivamente, distinção no âmbito da iniciativa StartNOW, desenvolvida por aquela entidade pública ligada à incubação e apoio a empresas do setor das tecnológicas na Região Autónoma da Madeira. 

A “Troca MIMOS” é uma empresa de apoio domiciliário, que agrega um conjunto de diversificado de serviços de apoio aos cidadãos mais velhos, licenciada em novembro de 2022 pelo Instituto de Segurança Social da Madeira para o exercício da atividade, atuando 365 dias por ano, no horário diurno e noturno, o que inclui feriados e fins-de-semana. 

Miguel Albuquerque enalteceu o percurso meritório de Deolinda Freitas e Sofia Spínola – mestres em Inovação Pedagógica, com especialização em Psicogeriatria e Psicogerontologia –, responsáveis pelo projeto empresarial, que disponibiliza, para além de apoio domiciliário permanente ou pontual, serviços como transporte, aluguer de equipamentos ortopédicos e de tablets com software dedicado àquele segmento da população, entre outras valências, com o objetivo que os seus clientes continuem a desfrutar do conforto do seu lar e do ambiente familiar em condições de segurança e dignidade. 

Nesse sentido, e atendendo à complementaridade à oferta social prosseguida pelo Governo Regional, o Chefe do Governo manifestou disponibilidade para se avançar com um protocolo entre a Secretaria Regional de Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Segurança Social, no sentido dos serviços prestados por aquele tipo de empresas possam ser comparticipados para idosos ou famílias com menores recursos.  

«A esperança média de vida tem aumentado exponencialmente na Madeira – graças a Deus – e há um conjunto de serviços que a empresa disponibiliza que são muito adequados à vivência destas pessoas mais idosas», disse Miguel Albuquerque. 

«As pessoas vão viver cada vez. E uma das formas de viverem melhor é terem um conjunto de serviços agregados e associados para poderem ter qualidade de vida», continuou. 

A Troca Mimos foi apoiada pelo Instituto de Emprego da Madeira, ao abrigo do programa CRIEE– Programa de Criação de Empresas e Emprego e conta para além do trabalho desenvolvido pelas duas fundadoras do projeto com uma equipa multidisciplinar na área da saúde, composta por 48 prestadores de serviços, nomeadamente médicos, enfermeiros de medicina geral, enfermeiros de reabilitação, fisioterapeutas, psicomotricista, nutricionistas, psicólogos, neuropsicólogos e cuidadores formais qualificados. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.