Pesquisar

Governo Regional investiu 3 milhões e meio em políticas de emprego na Ribeira Brava

Após um ano a percorrer todos os concelhos da região, a última edição da iniciativa ‘Secretaria em Movimento + Perto de Si’ teve lugar esta quarta-feira, no concelho da Ribeira Brava. 26-07-2023 Inclusão e Juventude
Governo Regional investiu 3 milhões e meio em políticas de emprego na Ribeira Brava

Promovida pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC), o Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava juntou as forças vivas do concelho desde presidentes de junta, empresários e dirigentes de instituições que contribuíram para um debate pautado pelos maiores desafios que o concelho enfrenta. 

 

Na ocasião, Rita Andrade, dirigentes dos serviços sob a sua tutela - Trabalho, Emprego, Segurança Social e Assuntos Sociais e o Presidente da Câmara Municipal local, Ricardo Nascimento, tiveram a oportunidade de trocar pontos de vista e debater oportunidades de melhoria na intervenção do Governo Regional, no que diz respeito a estas áreas.

 

Desemprego baixou para metade na Ribeira Brava

 

Após a tradicional auscultação às forças vivas do concelho, a governante indicou alguns dados que revelam o investimento que tem sido feito neste concelho.

 

“De outubro de 2019 a junho de 2023, o Governo Regional investiu 3,5 milhões de euros no concelho da Ribeira Brava, através de apoios promovidos pelo Instituto de Emprego da Madeira, no âmbito das medidas ativas de emprego.

Neste momento, estão em acompanhamento 80 projetos que contribuem para a criação líquida de 102 postos de trabalho”, referiu a Secretária Regional.

 

Rita Andrade acrescenta ainda que “neste município, houve um decréscimo de 55%, nos últimos dois anos, no número de desempregados. Entre julho de 2022 e este ano, foram menos 31% de desempregados. Na prática, baixámos de mais 600 para 464 desempregados este ano, O Governo Regional tem feito uma forte aposta nas políticas de emprego. Só neste concelho, cerca de 670 pessoas foram integradas em programas de emprego, num investimento global de 3,5 milhões de euros desde 2019, resultando na contratação de mais de 50% de desempregados”.

 

A oportunidade serviu ainda para agradecer ao Presidente da Câmara Ricardo Nascimento e a toda a sua equipa, “verdadeiros parceiros do governo neste trabalho em rede que se quer cada vez mais interventivo junto da população. O propósito desta iniciativa, desde o início, tem sido o de estarmos no terreno e percebermos quais os maiores desafios que a população enfrenta e agir de forma eficaz e célere, sempre numa lógica de proximidade com as populações locais”. 

 

Em paralelo e ao longo do dia, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, a SRIC disponibilizou os vários serviços sob a tutela da Secretaria, com balcões de atendimento personalizado num formato de proximidade, com o objetivo de esclarecer a população no que diz respeito a questões relacionadas com as áreas tuteladas por Rita Andrade.

 

Ainda no âmbito da programação desta iniciativa, destaque para a sessão motivacional, que teve lugar ao início desta tarde, também na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, dirigida a pessoas do concelho inscritas no Instituto de Emprego da Madeira, durante a qual os presentes foram convidados à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e a procura ativa de emprego e mercado de trabalho.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.