Pesquisar

Governo Regional vai reforçar equipa de ajudantes domiciliárias do Centro Social e Paroquial de Santo António

A novidade foi dada pela Secretária Regional, Rita Andrade, durante uma visita ao lar de idosos, gerido pelo Centro Social e Paroquial de Santo António. 08-08-2023 Inclusão e Juventude
Governo Regional vai reforçar equipa de ajudantes domiciliárias do Centro Social e Paroquial de Santo António

“Vamos começar a reforçar em breve a equipa de ajudantes domiciliárias desta instituição que tem, neste momento 80 ajudantes domiciliárias que chegam, diariamente, a mais de 550 pessoas. Pretendemos prestar uma resposta cada vez mais eficaz junto da nossa população e decidimos avançar, através do Instituto de Segurança Social, com o reforço de meios humanos no âmbito desta resposta social, uma vez que uma das estratégias do Governo Regional é precisamente retardar e evitar, ao máximo, a institucionalização desta população menos jovem”, começou por explicar a governante.

 

A Secretária Regional acrescentou ainda que o Centro Social e Paroquial de Santo António “tem um papel preponderante no Funchal, mais precisamente, em Santo António, uma zona com muita população, pelo que se torna fundamental reforçar o serviço de apoio domiciliário (SAD) para prestar uma resposta mais eficaz e de maior proximidade junto da nossa população”, acrescentando ainda que se trata de “uma instituição cuja ação diária chega a mais de 1 800 utentes através das oito respostas sociais que disponibiliza, pelo que o Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira, apoia este Centro Social, ao nível do funcionamento, com mais de 3,3 milhões de euros por ano”.

 

Centro Social e Paroquial de Santo António pretende apresentar projeto de novas 20 camas, através do PRR

 

A ocasião serviu ainda para Rita Andrade ouvir a Instituição sobre o seu objetivo de apresentar uma candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, mais precisamente, para o alargamento das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI´s).

 

“Vemos com muito agrado a manifestação de interesse e o projeto apresentado pelo Centro Social e Paroquial de Santo António com vista à construção de 20 novas camas para funcionarem como ERPI (lar), através das verbas do PRR.  É uma instituição que que conhecemos muito bem, com quem já trabalhamos há muitos anos, o que nos dá muita confiança, e nos tem dado um conjunto de respostas muito eficazes, pelo que apoiamos a 100% esta manifestação de interesse por parte do Centro Social”.

 

Recorde-se que abriram novas candidaturas ao PRR, através do aviso para a requalificação e o alargamento das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPIS), no âmbito do PRR. O novo aviso (número 6), lançado no dia 3 de agosto, vai permitir a criação de vagas em respostas sociais nas ERPI´s, ou seja, cerca de 404 vagas. Refira-se que a dotação alocada a este aviso é de 34,6 milhões de euros e o período para apresentação de candidaturas decorre até 8 de setembro próximo (candidaturas abertas de 3 de agosto a 8 de setembro de 2023).

 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.