Pesquisar

Garouta do Calhau apresenta criação de Centro de Dia inovador

Casa cheia para receber a Secretária Regional, Rita Andrade, que visitou, esta quinta-feira, o Centro Comunitário Santo Amaro. 10-08-2023 Inclusão e Juventude
Garouta do Calhau apresenta criação de Centro de Dia inovador

Mais de 30 utentes deste Centro Comunitário, que se encontravam numa ação promovida por psicólogos da casa sobre sensibilização para hábitos de alimentação saudáveis e questões ligadas ao envelhecimento ativo acolheram a secretária regional, num encontro que primou pela boa-disposição e pelo convívio.

 

Ricardo Silva, Presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – ‘Garouta do Calhau’, aproveitou o momento para anunciar a criação de um Centro de Dia com capacidade para 15 utentes e que irá funcionar também aos fins de semana, tratando-se de um projeto piloto, tal como explica a Secretária Regional, Rita Andrade.

 

“Trata-se de mais um projeto inovador como todos aqueles que a Garouta do Calhau (ADCF) nos tem habituado através da concretização de projetos diferenciados, ambiciosos e que correspondem a respostas que a evolução e o sinal dos tempos exigem, trazendo grande dinamismo no que toca às questões do envelhecimento ativo”, constatou Rita Andrade.

 

“Com este novo espaço pretende-se ir mais além do formato tradicional dos Centros de Dia atuais, visto que este projeto inclui o alargamento desta resposta ao fim de semana, o que irá certamente ajudar muitas famílias e, principalmente, os próprios utentes que ficam aqui com um espaço alargado privilegiado, que irá responder às necessidades específicas de cada um”, acrescentou a governante.

 

A Secretária Regional não poupou nos elogios a esta instituição que “tem uma visão de futuro e um papel fundamental na melhoria da qualidade vida dos seus utentes, através das respostas sociais que desenvolve. Prova disso, são os cerca de 400 utentes que apoiam, diariamente, através dos 5 Centros Comunitários e ainda dois Centros de Dia mais especializados, destinados a utentes com Alzheimer, a funcionar na Várzea e nas Murteiras”.

 

Rita Andrade deu ainda como exemplo desse mesmo dinamismo, a criação do Centro de Noite Para Idosos e que se encontra atualmente em desenvolvimento através da remodelação do edifício localizado no Beco do Paiol, estando prevista a conclusão das obras para o final de 2024.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.