Pesquisar

Governo Regional premeia 6 jovens empreendedores no Dia Mundial da Juventude

Determinação, resiliência e capacidade de trabalho, foram os fatores chave para seis jovens empreendedores verem o seu esforço recompensado com a distinção deste ano do Prémio 'Jovem Empreendedor', atribuído pelo Governo Regional, através do Instituto de Emprego da Madeira. 14-08-2023 Inclusão e Juventude
Governo Regional premeia 6 jovens empreendedores no Dia Mundial da Juventude

 

Em pleno Dia Mundial da Juventude, que se assinala a 12 de agosto , o Governo Regional, através do Instituto de Emprego da Madeira, distinguiu seis jovens empreendedores com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos, que através do Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE), dinamizado pelo Instituto de Emprego da Madeira (IEM), implementaram projetos empresariais em diversos setores de atividade. A Quinta Magnólia foi o palco escolhido para receber a edição deste ano do Prémio ‘Jovem Empreendedor’.

 

Determinação, resiliência e capacidade de trabalho, foram os fatores chave para estes seis jovens empreendedores verem o seu esforço recompensado com esta distinção do Governo Regional que se sucede todos os anos como forma de estimular e reconhecer o mérito dos jovens empreendedores da região.

Com a concretização destes 6 projetos, são criados 10 novos postos de trabalho, em áreas diversificadas, tais como: Atividade de Animação turística, Comércio de Peças Automóveis Serviços de Consultadoria, Apoio Domiciliário, entre outros. 

Esta iniciativa, segundo a Secretária Regional com a tutela do Emprego, Rita Andrade, “é uma forma de assinalar e reconhecer a resiliência destes jovens que, numa situação de desemprego, arregaçaram mangas, não desistiram e, com o apoio do Governo Regional, conseguiram criar os seus projetos e, por sua vez, realizar os seus sonhos. Para nós, é muito gratificante podermos ajudar os nossos jovens a alavancar os seus projetos e a na concretizar dos seus objetivos.”

 

90 projetos de jovens empreendedores já criaram 163 novos postos de trabalho

 

Desde 2015, o Governo Regional, através do IEM, já aprovou 90 projetos de criação da própria empresa para jovens empreendedores, num total de 163 novos postos de trabalho, o que representa um investimento global de 1,7 milhões de euros.

 

Recorde-se que o Programa de Criação de Empresas e Emprego (CRIEE) é uma das 20 medidas ativas de emprego e “tem tido uma expressão muito significativa desde 2015, permitindo às pessoas em situação de desemprego, com espírito empreendedor, a criação do seu próprio projeto empresarial”. A Secretária Regional destaca ainda ser “um motivo de grande satisfação e de orgulho para o Governo Regional, porque sentimos que estes apoios fazem a diferença na vida das pessoas, na medida em que, se não existissem, muitos não conseguiriam desenvolver uma nova atividade ou demorariam muito mais tempo a consegui-lo”.

 

Instituto de Emprego da Madeira assina protocolo com a SANGHA COWORK

 

Na ocasião, foi ainda assinado um protocolo de cooperação entre o IEM e a SANGHA COWORK, com vista à promoção de iniciativas conjuntas que contribuam para a criação de um ambiente empreendedor e empresarial sustentável dos promotores apoiados pelo IEM, IP-RAM ao abrigo dos programas de empreendedorismo. Este protocolo visa incentivar e dinamizar o empreendedorismo, sobretudo o desenvolvimento de competências empreendedoras, na ação sobre oportunidades e na geração de ideias transformadoras de valor.

 

Desemprego jovem regista quebra significativa de 5 pontos percentuais face ao 1.º trimestre de 2023

 

De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas na passada quarta-feira, 9 de agosto, relativas ao 2.º trimestre deste ano, o desemprego jovem na RAM, registou uma quebra significativa de cinco pontos percentuais face ao trimestre anterior, passando assim de 22.6% para 17.6%.

 

A Secretária Regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, destaca que são indicadores muito positivos, observando ainda que “a estratégia do Governo Regional passa pelo reforço e dinamização dos programas ligados ao empreendedorismo, pelos apoios à contratação, apoios à transição dos jovens para a vida ativa através das diferentes medidas de estágio, bem como pela aposta na diversificação de competências, encaminhando os jovens em situação de desemprego para formação, que permita a sua qualificação e requalificação, adaptando-os às reais necessidades do mercado de trabalho”.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.