Pesquisar

Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência disponível online

“A inclusão é um processo que respeita e valoriza a diferença. Queremos uma sociedade que se diferencie por incluir todas as pessoas”. Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC), destaca o trabalho do Governo na promoção de uma sociedade “mais justa e coesa”. 31-08-2023 Inclusão e Juventude
Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência disponível online

É mais um passo importante para a promoção da igualdade de todos os cidadãos. Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, apresentou, esta quinta-feira, 31 de agosto, o Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência.

 

Já disponível online, no site da SRIC, o documento reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos. Facilitar a identificação dos apoios e dos recursos existentes na Madeira é o objetivo deste guia que compila dados relevantes e direciona os utilizadores, através de um QR Code, para os sites oficiais com informação mais completa.

 

“Damos assim cumprimento a mais uma orientação estratégica do programa do XIII Governo Regional, no que diz respeito à proteção, acompanhamento e inserção da pessoa com deficiência”, afirmou Rita Andrade, durante a apresentação pública do Guia Regional.

 

A cerimónia de apresentação do guia levou ao Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira entidades dos mais diversos setores, uma demonstração da importância desta ferramenta inclusiva e de grande utilidade para as pessoas com deficiência, incapacidade, assim como para o seu núcleo familiar e amigos.

 

“A inclusão é um processo que respeita e valoriza a diferença, onde todos têm um papel igualmente importante a desempenhar na sociedade. Queremos uma sociedade cada vez mais justa, coesa, que se diferencie por incluir todas as pessoas. Todas as pessoas.  E hoje damos mais um passo importante nesse sentido”, sublinhou Rita Andrade, agradecendo a todos quantos contribuíram para a elaboração do Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência, nomeadamente a equipa da Segurança Social da Madeira e Ana Sousa, coordenadora da Comissão responsável pela elaboração do documento.

 

Atualização permanente

Informação sobre o que fazer e onde se dirigir no caso de ter uma deficiência ou incapacidade (como moradas e contactos), por exemplo do Balcão da Inclusão, indicações sobre como requerer determinados documentos, como por exemplo o Atestado Médico de Incapacidade Multiusos, dados sobre os programas de emprego destinados a pessoas com deficiência, informações sobre as medidas de apoio social, benefícios sociais e fiscais disponíveis na Região. Estas são algumas das valências do Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência que serão atualizadas, sempre que se revele necessário.

 

Para saber mais, consulte os Anexos.

 

 

 

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.