Pesquisar

ADENORMA apresenta projeto inovador ‘Banco de Cuidadores Formais’

Proteger e apoiar a população idosa no seu domicílio é o objetivo do “Banco de Cuidadores Formais.” Este projeto inovador está a cargo da Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira (ADENORMA) e visa colmatar uma necessidade premente da Costa Norte da Madeira. 05-09-2023 Inclusão e Juventude
ADENORMA apresenta projeto inovador ‘Banco de Cuidadores Formais’

Com uma população maioritariamente envelhecida, os municípios do Porto Moniz, Santana e São Vicente têm agora, através desta Instituição Particular de Solidariedade Social, uma plataforma online onde as famílias poderão recrutar pessoas interessadas em se tornar cuidadores formais.

 

Sandra Andrade, diretora técnica da instituição, explica que “este projeto nasce de vários contactos por parte das famílias que se dirigiam à instituição na procura de cuidadores para os seus familiares”. E como a “necessidade faz o engenho”, a associação decidiu pôr “mãos à obra” e lançou uma plataforma online que, segundo Sandra Andrade, é “fácil e intuitiva”.

 

“Trata-se de um formulário simples de inscrição onde deverá constar a experiência profissional, e os dados pessoais do candidato que, devidamente preenchidos, serão facultados às famílias interessadas para a respetiva contratação do Cuidador”, esclarece.

 

A plataforma encontra-se no site da ADENORMA, pelo que a associação apela a todos os interessados a acederem através do seguinte link: www.adenorma.pt/projetos/banco-de-cuidadores-formais.

 

Presente na apresentação da plataforma online, a Secretária Regional, Rita Andrade, disse ser “com muito agrado que viemos conhecer este projeto inovador que complementa muito do trabalho já feito pelo Governo Regional, através do Instituto de Segurança Social da Madeira e outras IPSS distribuídas pela região”.

 

“A ADENORMA apresentou um projeto muito interessante. Mais uma vez, evidencia ser uma associação que está muito atenta às necessidades da população local. Este projeto ganha ainda mais relevância pelos índices de envelhecimento elevados na costa norte da Madeira, nomeadamente, Porto Moniz, São Vicente e Santana”, frisou.

 

Rita Andrade destaca ainda que a associação foi mais além e já identificou um conjunto de ações e intenções para o futuro que visam complementar este projeto piloto “com muito potencial, e nós, Governo Regional iremos, naturalmente, continuar a apoiar”.

 

“É muito positivo verificar que a ADENORMA se disponibilizou em dar formação a estas pessoas que mostraram disponibilidade para serem cuidadores, bem como identificou as famílias que necessitavam desse acompanhamento. Todas as pessoas que tiveram formação já estão inseridas e já têm alguém de quem cuidam. O que é revelador da capacidade de trabalho desta instituição, que de facto se diferencia”, concluiu.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.