Pesquisar

Trabalho em rede e conhecimento são cruciais no combate às vulnerabilidades sociais

“Não tenho dúvidas que é na troca de saberes e de experiências que poderemos definir caminhos seguros no combate e na erradicação da pobreza. Só trabalhando em rede o conseguiremos”, afirmou, esta sexta-feira, a secretária regional de Inclusão e Juventude. 20-10-2023 Inclusão e Juventude
Trabalho em rede e conhecimento são cruciais no combate às vulnerabilidades sociais

Ana Sousa, que presidiu à abertura dos trabalhos do III Fórum Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, em representação do presidente do Governo Regional da Madeira, destacou o trabalho contínuo do Executivo madeirense no combate às vulnerabilidades sociais.

 

“Este ano, este debate - fundamental para reunir os contributos de quem está no terreno, de quem conhece as diferentes realidades – tem como lema ‘Combate à pobreza: Uma missão de tod@s’. E permitam-me que partilhe convosco a minha opinião: este é, verdadeiramente, o sentido de missão que a todos deve unir”, sublinhou a governante, durante a iniciativa promovida pelo núcleo regional da EAPN Portugal - Rede Europeia Anti Pobreza.

 

Ciente dos desafios que o combate à pobreza encerra, Ana Sousa lembrou que o Governo Regional tem feito um trabalho contínuo na salvaguarda da nossa população mais vulnerável. Exemplo disso, referiu, foi a aprovação, em dezembro de 2021, da Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza.

 

“São cinco os eixos orientadores da Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza: o reforço das políticas de inclusão social, o acesso à saúde de qualidade, o robustecimento das respostas educativas, o investimento nas medidas para o emprego, qualificação e trabalho digno.  E – Não menos importante - a gestão e o tratamento da informação para melhor conhecer este fenómeno na Região”, explicou, agradecendo o contributo na EAPN por todo o trabalho que tem vindo a desenvolver, ao nível regional e nacional, no combate à pobreza e exclusão social.

 

A secretária regional de Inclusão e Juventude considerou ainda que conhecer a realidade é determinante para o sucesso das medidas a desenvolver, adiantando que, com esse intuito, o Governo Regional solicitou a colaboração da EAPN para a realização do Estudo de Caraterização da Pobreza na RAM, através de um protocolo que materializa também as ações a desenvolver no futuro e cujos resultados brevemente conheceremos.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.