Pesquisar

Do fogo nasceu nova esperança

Foi com muita emoção que a secretária regional de Inclusão e Juventude, Ana Sousa, foi recebida, este sábado, no Lar do Porto Moniz, instituição afetada pelos incêndios que assolaram a Região na passada semana. 21-10-2023 Inclusão e Juventude
Do fogo nasceu nova esperança

Os 39 idosos, acolhidos na Associação Crescer Sem Risco e no Centro Paroquial e Social de Ponta Delgada, regressaram, na passada quinta-feira, à sua casa de acolhimento. Este sábado, Ana Sousa fez questão de se deslocar à instituição para ouvir ‘in loco’ os idosos e lhes transmitir uma mensagem de conforto. Foi recebida com música, abraços e boa disposição.

 

A governante agradeceu o empenho de todos os que estiveram envolvidos no processo de acolhimento e que “foram incansáveis na salvaguarda da vida dos utentes do lar do Porto Moniz”, considerando que todos foram “verdadeiros heróis na forma como atuaram e enfrentaram esta tragédia”.

 

Do fogo nasce, assim, uma nova esperança. As instituições Associação Crescer Sem Risco, Centro Paroquial e Social de Ponta Delgada e Lar do Porto Moniz vão passar a estreitar laços e estão já ser preparadas atividades de intercâmbio e parcerias para que os idosos se voltem a reunir, conforme é o seu desejo.

 

Aos 68 anos, Áurea, utente do Lar do Porto Moniz, não poupa elogios às equipas que a acompanharam, durante o processo de realojamento. Agora, confessa, quer “muito” voltar a encontrar os “novos amigos”.

 

“Correu tudo muito bem. Fomos muito bem tratados e fizemos novos amigos no Centro Paroquial e Social de Ponta Delgada”, conta a idosa.

 

Também Luísa Pessanha, administradora do Lar do Porto Moniz, diz que o processo de transferência dos idosos decorreu com muita tranquilidade e enaltece o apoio das entidades governamentais, nomeadamente a tutela da Inclusão por todo o apoio prestado.

 

De referir que a instituição é também uma referência na transição digital, dispondo de um sistema integrado de informação que permite acompanhar e melhorar os cuidados prestados aos seus utentes.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.