Pesquisar

Inclusão agiliza diploma para valorizar carreira das Ajudantes Domiciliárias

Ana Sousa está empenhada em concluir, até ao próximo ano, o diploma que visa valorizar a carreira das Ajudantes Domiciliárias. 28-10-2023 Inclusão e Juventude
Inclusão agiliza diploma para valorizar carreira das Ajudantes Domiciliárias

No Dia Mundial da Terceira Idade, a secretária regional de Inclusão e Juventude fez questão de agradecer a estas profissionais todo o empenho e carinho que dedicam aos nossos idosos.

 

A governante, que visitou este sábado os utentes da Santa Casa Misericórdia da Calheta, acredita que com este diploma a carreira tornar-se-á mais atrativa, potenciando novos recursos humanos na Ajuda Domiciliária, por forma a aumentar a capacidade de resposta dada na Região.

 

“Uma das missões do Governo Regional é proporcionar às pessoas a possibilidade de envelhecerem em sua casa, junto de quem mais gostam, em segurança e com todos os cuidados necessários. Até porque este é o desejo da maioria dos nossos idosos”, vincou Ana Sousa.

 

Na Calheta, a secretária com a tutela da Inclusão e Juventude evocou ainda a importância do Estatuto Regional do Cuidador Informal, aprovado em 2019, uma iniciativa pioneira ao nível nacional e que valoriza e consolida o importante papel do cuidador.

 

“Hoje, são já reconhecidos, ao abrigo deste estatuto, 346 cuidadores informais na nossa Região, num total de 375 pessoas cuidadas”, afirmou.

 

De referir que o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) abrangia, segundo os dados referentes a junho deste ano, 3.267 utentes, que beneficiavam de cuidados e serviços no seu domicílio.

 

Numa altura em que a esperança média de vida continua a aumentar, Ana Sousa destaca a importância dos apoios à Terceira Idade na manutenção da qualidade de vida dos menos jovens, como é o caso dos Subsídios Económicos de Ajuda Domiciliária atribuídos, em 2022, a 8.303 beneficiários e que visam possibilitar aos idosos permanecerem na sua casa.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.