Pesquisar

«Voluntariado é indiscutivelmente uma forma superior de participação cívica» 

Presidente do Governo enalteceu a disponibilidade dos jovens Madeirenses por ocasião da 1ª edição do Fórum Voluntário Juvenil  15-12-2023 Presidência
«Voluntariado é indiscutivelmente uma forma superior de participação cívica» 

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, agradeceu e enalteceu, na sua intervenção, na 1ª edição do Fórum Voluntário Juvenil, a disponibilidade dos jovens da Madeira e do Porto Santo para participarem na vida cívica, através do voluntariado. 

«Uma das formas mais importantes para se construir uma sociedade mais coesa é os cidadãos se interessarem pelo coletivo – o espaço onde vivem, os problemas que enfrentam – e o voluntariado é, sem sombra de dúvida, uma das formas mais ativas e mais importantes de participação na vida social», disse o Chefe do Governo. 

Miguel Albuquerque salientou ainda que o voluntariado é sinónimo de dádiva, de desprendimento, de vocação e satisfação, na medida em que aquele sentimento corresponde à compensação que o voluntário obtém. 

O Fórum Voluntário Juvenil pretendeu dar a conhecer a importância do voluntariado e da participação cívica dos jovens, bem como estabelecer um reforço de cooperação com as entidades que acolhem jovens no desenvolvimento dos seus projetos, ao abrigo de programas de voluntariado promovidos pela Direção Regional de Juventude. 

A aposta do Governo Regional para a prática de projetos de voluntariado é diversificada, contemplando programas que promovem ações de voluntariado ao nível regional, nacional e europeu, abrangendo a área social, preservação e sustentabilidade ambiental, causa animal, arte e cultura, a promoção, divulgação e recuperação do património histórico, entre outras. 

Em 2023, os programas de voluntariado juvenil envolveram mais de 250 voluntários e 60 entidades da Região Autónoma da Madeira. 

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.