Pesquisar

Miguel Albuquerque anuncia reforço do apoio à utilização das tecnologias na reabilitação de pessoas

Miguel Albuquerque diz que a Região vai continuar a apoiar e até a reforçar o apoio à utilização de tecnologias na reabilitação, nos tratamentos, no apoio e no desenvolvimento da motricidade fina e de outra dimensão (relacionada com as capacidades cognitivas), sobretudo para as pessoas que necessitem destes tratamentos mais específicos. Porque, defendeu, a motivação dos utentes é maior e a eficácia da reabilitação é maior. 10-01-2024 Presidência
Miguel Albuquerque anuncia reforço do apoio à utilização das tecnologias na reabilitação de pessoas

O presidente do Governo regional falava durante a visita que fez, na manhã deste dia 10 de janeiro, ao Centro de inclusão Social da Madeira, onde contactou com um laboratório vivo ali a funcionar desde final do ano passado e que visa o desenvolvimento de projetos de realidade virtual destinados às pessoas com mobilidade reduzida e ou perda de capacidades cognitivas, por exemplo.

Na ocasião, o governante fez ainda questão de sublinhar o trabalho ali feito pela ARDITI, organismo com capitais públicos, mostrando satisfação por «grande parte desta tecnologia ter sido investigada e desenvolvida pelos nossos cientistas na ARDITI». «Temos aqui um bom exemplo de uma boa aplicação prática de toda esta investigação», acrescentou.

Aos jornalistas, o líder madeirense salientou haver um grande potencial de crescimento naquela área. No caso deste laboratório, passa por, anunciou, «aumentar e melhorarm o software, ao nível dos jogos e das ações». «É isso que vamos fazer», garantiu.

O líder madeirense salientou ainda que a importância da tecnologia se reflete ainda em várias outras áreas, como «vai também acontecer no novo Hospital, com a robótica (área onde temos grande capacidade de evolução)». «O objetivo é por a tecnologia ao serviço do bem-estar e do tratamento das pessoas», resumiu.

Este novo laboratório vivo visitado por Miguel Albuquerque disponibiliza várias valências, como, por exemplo, simuladores virtuais que permitem aos utentes percorrer uma levada ou obter ajuda em ações do dia a dia, como ir a um supermercado ou levantar dinheiro no multibanco.

Há ainda um projeto que permite aos utentes com problemas de memoria ou dificuldades motoras em executar tarefas que promovem a motricidade fina, a memória e atenção, entre outras. São projetos desenvolvidos pela Arditi e que serão importantes para a saúde física e mental dos utentes, e que contarão com um incremento orçamental por parte do governo regional para o desenvolvimento do software necessário, o que será em regime de outsourcing.

O laboratório representa um investimento de 34 mil euros


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.