Pesquisar

Madeira atinge taxa anual de desemprego mais baixa desde 2011

Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicadas esta quarta-feira, desde 2011 que a Região não fechava o ano com a média anual da taxa de desemprego tão baixa, situando-se nos 5.9%. A região regista assim menos 0.6 pontos percentuais que a média registada no todo nacional (6.5%). 07-02-2024 Inclusão e Juventude
Madeira atinge taxa anual de desemprego mais baixa desde 2011

Um indicador importante de realçar visto que as Regiões Autónomas, por via das circunstâncias ultraperiféricas, registavam, tradicionalmente, um aumento do desemprego face ao território continental.

 

Não só é esbatida essa diferença, como são alcançados indicadores que mostram a taxa abaixo da média nacional. Dados manifestamente positivos que revelam a trajetória ascendente no que concerne aos dados sobre emprego. Feitas as contas, a região contabiliza 129,4 mil pessoas empregadas o que revela um aumento de 4,5 mil pessoas empregadas face ao ano de 2022.

 

Em 2023, apenas três regiões do país diminuíram a taxa de desemprego face ao ano anterior. A par da Madeira, Lisboa e Algarve também tiveram uma queda dos indicadores de desemprego, sendo que a diminuição mais acentuada, de todas as regiões do país, pertence à Madeira com a diminuição de 1,1 ponto percentual face a 2022 (passando de 7,0% em 2022 para 5.9% em 2023).

 

“A taxa de desemprego na Madeira no 4.º trimestre de 2023 regressa ao valor do 2.º trimestre, de 6,2%. Comparativamente ao trimestre homólogo, a RAM apresenta a segunda maior descida a nível nacional.
Relativamente à taxa média anual a RAM apresenta a maior descida do país, sendo que a nível nacional esta subiu. O que nos permite afirmar que a trajetória da taxa de desemprego da Madeira tem sido estável, favorável, indicativa da recuperação da economia regional”, refere Ana Sousa, Secretária Regional com a tutela do Emprego, em reação aos dados publicados hoje pelo INE.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.