Pesquisar

Desemprego na Madeira volta a descer em contraste com o resto do país

No final de janeiro de 2024, estavam inscritos no IEM 7.593 desempregados, correspondente a um decréscimo de 0,1% de inscritos face ao mês anterior. 21-02-2024 Inclusão e Juventude
Desemprego na Madeira volta a descer em contraste com o resto do país

São indicadores positivos para a Região Autónoma da Madeira que contrastam com os dados do desemprego registado no resto do país, onde se regista um aumento de 5,5%. Feitas as contas, a Madeira foi a única região a registar um decréscimo face a dezembro de 2023.

 

Em termos homólogos (comparação com janeiro de 2023) a Madeira volta a se destacar claramente das demais como a região com a maior redução (-24,3%) do desemprego registado, seguida dos Açores (-12,9%). Contrariamente, todas as outras regiões registam aumentos homólogos, resultando num crescimento do desemprego de 4,0% para a média nacional.

 

No mês de janeiro, comparativamente ao período homólogo, o número de colocações na RAM aumentou 17,5%, sendo também o melhor registo entre todas as regiões. Segue-se a região do Algarve com o segundo melhor registo (+14,3%). Em sentido contrário, a região dos Açores destaca-se pelo forte decréscimo no número de colocações (-40,1%).

 

O número de ofertas recebidas ao longo do mês foi muito superior ao mês de dezembro de 2023 (+80,8%), sendo o resultado da RAM o segundo melhor de entre todas as regiões, muito superior à média nacional (25,1%), apenas atrás do Algarve (+190,1%).

 

Taxa de desemprego na Madeira, em 2023, fixou-se nos 5.9%. Menos 0.6 pontos percentuais que a média registada no todo nacional (6.5%)

 

Recorde-se que, segundo as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicadas no dia 7 de fevereiro, desde 2011 que a Região não fechava o ano com a média anual da taxa de desemprego tão baixa, situando-se nos 5.9%. Menos 0.6 pontos percentuais que a média registada no todo nacional (6.5%).

 

Um novo registo histórico para a Madeira no que toca à média anual da taxa de desemprego e que revelam a trajetória ascendente no que concerne aos dados sobre emprego. Feitas as contas, a região contabiliza 129,4 mil pessoas empregadas o que revela um aumento de 4,5 mil pessoas empregadas face ao ano de 2022.

 

Diferença entre taxa de desemprego e desemprego registado

 

Calculada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego é sempre relativa aos trimestres, enquanto que o desemprego registado é calculado, mensalmente, pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e refere-se ao número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego do país.

 

“Nos dois indicadores, a Madeira apresenta uma trajetória positiva e de crescimento contínuo, indicativos da recuperação da economia regional e do dinamismo no mercado de trabalho, temos a economia a funcionar em pleno, em grande medida, pela resposta coletiva de manutenção e criação de novo emprego. Simultaneamente, iremos continuar a dar prioridade à concretização de medidas de apoio ao emprego e às empresas”, destaca a Secretária Regional com a tutela do Emprego, Ana Sousa.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.