Pesquisar

Programa de literacia financeira já chegou a 1.550 madeirenses

O ‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’ já abrangeu até à data 1.500 pessoas, com ações dinamizadas em todos os municípios da Madeira. 23-02-2024 Inclusão e Juventude
Programa de literacia financeira já chegou a 1.550 madeirenses

O projeto da Secretaria Regional de Inclusão e Juventude, dinamizado pela Direção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais, conta com a parceria das autarquias e das escolas regionais, tendo sido apresentado em seis Câmaras Municipais da Região: Funchal, Câmara de Lobos, Porto Santo, Ribeira Brava, Ponta de Sol e Santa Cruz. Esta manhã, foi a vez da autarquia da Calheta dar a conhecer o programa, numa sessão que contou com a presença da secretária da tutela, Ana Sousa.

 

“A exclusão financeira é uma realidade que limita o potencial de crescimento e desenvolvimento de inúmeros cidadãos, especialmente aquelas que se encontram em situações de maior vulnerabilidade”, considerou a governante cuja convicção é de que “os programas de capacitação financeira e de participação cívica são duas forças motrizes que impulsionam a procura ativa de soluções para os desafios cada vez mais complexos”.

 

Num cenário económico e digital que exige, cada vez mais, conhecimentos e competências direcionadas para uma gestão eficaz e segura dos orçamentos familiares, o “Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025” foi pensado para providenciar essa informação aos madeirenses e envolve parcerias de referência como o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

 

“Conhecer e compreender conceitos financeiros que permitam tomar decisões conscientes e acertadas é a base essencial para a gestão das finanças pessoais, familiares e até mesmo laborais”, sublinhou Ana Sousa.

 

Na Calheta, a apresentação do Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’ contou também com os contributos da vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça, e da gerente do Banco de Portugal na Madeira, Barbara Castro, e da diretora regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais, Graça Moniz, que destacou a importância de famílias e das empresas estarem preparadas para gerir os riscos da transformação digital, do endividamento e sobreendividamento.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.