Pesquisar

Jovens foram deputados por um dia na ALRAM

ALRAM recebeu 70 jovens estudantes que participaram no programa da Direção Regional de Juventude - ‘Parlamento dos Jovens’ . 12-03-2024 Inclusão e Juventude
Jovens foram deputados por um dia na ALRAM

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira acolheu ontem o segundo dia do Programa ‘Parlamento dos Jovens’, sob o tema “VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola plural e participativa”.

 

Uma iniciativa da Secretaria Regional de Inclusão e Juventude, através da Direção Regional de Juventude, em parceria com a Assembleia Legislativa Regional e Nacional. No total, este programa abrange 70 alunos do Ensino Secundário.

 

Na sessão de ontem, estiveram presentes o Presidente da Assembleia Legislativa, José Manuel Rodrigues, o deputado da Assembleia da República, Dinis Ramos, e a Secretária Regional de Inclusão e Juventude, Ana Sousa.

Durante a sua intervenção, a Secretária Regional afirmou ser “fundamental ouvir quais são as principais preocupações da nossa juventude, quais as temáticas que interessam e permitir que as mesmas sejam representadas na vida política regional e nacional. Promover uma cidadania ativa e responsável, trazendo a debate a sua perspetiva, dando o seu contributo e consensualizando posições, na procura de soluções para as problemáticas da nossa sociedade”.

 

Ao longo da sessão, os alunos dirigem os trabalhos do Plenário, assumindo o papel de deputados, cujos projetos de recomendação são analisados e debatidos, na generalidade e na especialidade.

Após a aprovação do projeto e das respetivas medidas é elaborado um documento único que representará o Círculo da Madeira, na Sessão Nacional, a ter lugar a 28 de maio, na Assembleia da República.

Participam 14 escolas da Região Autónoma da Madeira neste programa que conta já com 25 anos de história e envolve só nesta edição mais de mil escolas de todo o país.

 

Secretaria de Inclusão e Juventude já realizou mais de 4 mil ações de informação nas escolas e universidade

 

Para Ana Sousa, a iniciativa que se realizou na ALRAM, tratou-se de “uma oportunidade muito interessante no sentido em que incute, nos mais jovens, o espírito de participação cívica e de inclusão no contexto político, social e cultural do país. Aliás, uma das grandes apostas do Governo Regional, através da Secretaria que tutelo, passa por intensificar as ações de informação/sensibilização nas escolas desde o ensino básico até ao ensino universitário. Contamos com a Direção Regional dos Assuntos Sociais e Cidadania (DRAS) e a Direção Regional da Juventude que têm feito um trabalho incansável com muita proximidade junto dos nossos jovens.

 

Através da Direção de Serviços de Igualdade, e no âmbito das ações de informação/sensibilização praticadas na escola, são abordados temas como: Igualdade de Género, Violência no Namoro, Cidadania Juvenil, Linguagem Inclusiva e Direitos Humanos”. Em declarações ao DN-M, Ana Sousa indicou que “desde 2022 já foram realizadas quase quatro mil ações de informação nas escolas da região, revelador do trabalho que tem sido feito junto da comunidade jovem para que haja um maior e mais aprofundado conhecimento sobre questões prementes como Cidadania, Igualdade Plena, Inclusão e Tolerância, pois só assim podemos contribuir para a construção e evolução de uma sociedade equilibrada e com justiça social plena”.

 

“Numa lógica também de proximidade, a Direção Regional de Juventude encontra-se a realizar um périplo de visitas às escolas, nomeadamente junto dos alunos do Ensino Secundário e Universitário onde são apresentados todos os programas de apoio disponibilizados por esta Direção Regional. Desde apoio à formação, estágios de verão, apoio à criação de projetos, financiamento para o associativismo jovem, são vários os objetivos dos 19 programas disponibilizados por esta Direção Regional e que têm sido amplamente divulgados nas escolas da Região. Só através da Direção Regional de Juventude, e desde o ano passado, mais de 500 jovens do ensino secundário e universitário já foram abrangidos por este roteiro da Direção Regional de Juventude que pretende, assim, numa lógica de proximidade, “abrir as portas” e divulgar as ferramentas que têm ao dispor do seu público-alvo”.

 

No total, e contabilizando as ações da Direção de Serviços de Igualdade e da Direção Regional de Juventude são mais de 4 mil as ações realizadas junto das escolas e destinadas aos mais jovens.

 

“Um agradecimento especial ainda às escolas dos onze concelhos da região que têm sido de uma enorme generosidade e verdadeiros parceiros nesta missão em contribuir para uma sociedade mais informada, mais preparada e mais participativa”, concluiu Ana Sousa.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.