Pesquisar

48% do Orçamento para 2018 destinado às áreas sociais

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, apresentou na Assembleia Legislativa Regional, o orçamento da sua área para 2018. No total, são 37,1 Milhões de Euros destinados à SRIAS. 19-12-2017 Inclusão e Juventude
48% do Orçamento para 2018 destinado às áreas sociais

Rita Andrade sublinhou que 48% do total das despesas previstas na Proposta de Orçamento para 2018, correspondem a despesas sociais. 
“Este número demonstra o compromisso social forte e notório deste Governo Regional, totalmente empenhado em alcançar, de forma rigorosa e permanente, uma cada vez maior e melhor inclusão social.”

 

“Temos um aumento real de 14% no orçamento da SRIAS, comparativamente ao orçamento retificado de 2017 (32,6 Milhões de Euros), com o intuito de promover uma melhor habitação e integração social; promover a economia social; melhorar as condições de trabalho, e promover o aumento da empregabilidade.”
Relativamente ao emprego, a Proposta de orçamento do IEM, IP-RAM para 2018, situa-se nos 23,9 Milhões de Euros, sendo que 90% deste montante está adstrito às suas competências e atribuições, consubstanciadas no Plano Regional de Emprego.

“Em abril de 2015, a taxa de desemprego ascendia a 15,8%. Hoje é de 9,3%, o valor mais baixo dos últimos 6 anos”. 

O desemprego jovem diminuiu. Atualmente a taxa de desemprego jovem é de 27,1%, menos 19 pontos percentuais do que os 46,1% que se registavam em abril de 2015.
O número de desempregados inscritos no IEM com menos de 25 anos passou de 2.994 inscritos em final de abril para 2.214 no final de outubro de 2017, ou seja, temos menos 780 jovens desempregados inscritos.“Estes dados resultam, naturalmente, da melhoria da economia mas também do esforço do Governo”, reforçou Rita Andrade.

 

Já no que diz respeito à Habitação, a Proposta de orçamento da IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, para 2018, situa-se nos 29,9 Milhões de Euros.
“Pretendemos, nesta área, continuar a encontrar mecanismos de apoio à população, que podem passar por soluções que promovam a recuperação das habitações próprias; pela reabilitação do parque habitacional; pelo apoio à recuperação de imóveis degradados; pelo apoio ao arrendamento e pelo realojamento de famílias”, finalizou a governante.  



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.