Pesquisar

Governo Regional destaca indicadores de crescimento económico na região

Decorreu, na passada sexta feira, nas instalações da Adega do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, o III Encontro dos Parceiros Sociais. 22-01-2018 Inclusão e Juventude
Governo Regional destaca indicadores de crescimento económico na região

Uma iniciativa que vai já na sua terceira edição e tem como objetivo reunir os representantes sindicais, empregadores e trabalhadores com vista à promoção do diálogo e coesão social.

 

No discurso de abertura, a Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais relevou algumas das medidas que o Governo Regional tem vindo a desenvolver junto dos seus parceiros.

 

“Existem sinais positivos, como o crescimento económico, que em outubro passado, acelerou na Madeira, de acordo com a Direção Regional de Estatística.” Rita Andrade acrescentou ainda que “o Indicador Regional de Atividade Económica do mês de outubro de 2017 mostra que a nossa atividade económica manteve uma trajetória positiva do crescimento”.

 

Foram ainda destacados outros indicadores positivos tais como, a diminuição acentuada do desemprego que diminuiu de forma acentuada nos últimos 2 anos, atingindo hoje uma taxa de 9,3% (dados do 3.º Trimestre de 2017), o valor mais baixo dos últimos 6 anos.

 

“Registou-se também uma redução do desemprego jovem, dos desempregados de longa duração, dados estes que resultam, naturalmente, não só da retoma económica, como também de um esforço do Governo, que reforçou e adaptou os programas de emprego para abranger mais pessoas.”

 

“Em resumo, na área do Emprego, a prioridade para 2018 irá centrar-se na manutenção e na consolidação das políticas de emprego, que permitam continuar a diminuir de forma eficaz o número de desempregados”, destacou Rita Andrade, considerando a “criação de emprego, um pilar social fundamental”.

 

Sobre o salário mínimo regional, Rita Andrade destaca o acréscimo de 2% para 2018, passando o mesmo para 592,00€.

 

“Não posso deixar hoje também de destacar, o Acordo do CCT alcançado, entre a ACIF – CCIM -Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira e o Sindicato de Hotelaria. Entre muitos outros acordos atingidos, e outros em fase de negociação, tenho a realçar este acordo de importância estratégica para a região. O processo de negociação foi eficazmente acompanhado pelo Governo Regional através da Direção Regional do Trabalho e da Ação Inspetiva, a quem dirijo hoje uma palavra de profundo apreço e agradecimento. O acordo foi publicado no JORAM no dia19 de dezembro, e fixa o salário mínimo para os trabalhadores deste setor nos € 600,00.”

 

“Vamos, pois, conjuntamente continuar a enfrentar os desafios e as exigências que o desenvolvimento social, económico e tecnológico nos impõe. Num clima de diálogo e paz social, fundamental para atingir o sucesso de uma região que tem todas as condições para se continuar a afirmar como a melhor do mundo.

Precisamos de todos vós, contamos convosco, contem também sempre com o Governo Regional”, finalizou a governante. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.