Pesquisar

2.ª fase do projeto GROW RUP começa na Região

A Secretaria Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, através do Instituto de Emprego da Madeira, enquanto parceiro do projeto GROW RUP, dinamizou esta manhã a ação temática: “Que riqueza e que empregos podem ser gerados pelas (novas) profissões ligadas ao mar?”. Decorreu no Hotel Four Views Baía e conta, para o efeito, com uma lista de convidados restrita, dirigida sobretudo a agentes económicos ligados ao setor marítimo. 21-03-2019 Inclusão e Juventude
2.ª fase do projeto GROW RUP começa na Região

Com esta ação, inicia-se a 2.ª fase do projeto GROW RUP, um projeto que reúne mais 4 regiões ultraperiféricas da União Europeia, para além da Madeira: Ilhas Canárias, Açores, Reunião e Martinica, e que tem como objetivo reduzir o desemprego, sobretudo o de longa duração. Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para a definição de uma estratégia e de um plano de ação regional que permita ultrapassar os condicionalismos que as regiões ultraperiféricas enfrentam ao nível da empregabilidade.

A presidente do Instituto de Emprego da Madeira acentuou que o mega cluster do mar tem tudo a ver com a nossa ilha e qu, por isso mesmo, estavam reunidas no workshop uma série de entidades que trabalham nesta área. “Com este trabalho em rede, tentamos identificar quais as profissões de futuro, e preparar os nossos jovens, e menos jovens desempregados, para se requalificarem e abraçarem as ofertas que forem identificadas”.

Referiu que o projeto GROW RUP não se cingia unicamente à economia azul, mas igualmente à economia verde, à qual sublinhou que o IEM vai estar atento a tudo o que possa gerar mais empregos.

Rosário Serra Alegra disse que o trabalho sequente será motivar as pessoas e, se for necessário, requalificá-las, no caso de necessitarem de formação.

O projeto GROW RUP é financiado em cerca de 1,9 milhões de euros. À Região Autónoma da Madeira cabem 169 mil euros, sendo 85% apoiados pelo FEDER e os restantes 15% são suportados pelo Governo Regional.
O projeto teve início em 2017 e tem uma duração de 54 meses.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.