Pesquisar

Rita Andrade enaltece dinamismo da Casa do Povo do Arco de S. Jorge

A Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais reconheceu o grande dinamismo da Casa do Povo do Arco de São Jorge, que este domingo assinalou o 14.º aniversário do Museu do Vinho e da Vinha, que tem a responsabilidade de gerir. 29-09-2019 Inclusão e Juventude
Rita Andrade enaltece dinamismo da Casa do Povo do Arco de S. Jorge

Rita Andrade referiu que sempre relevou este desempenho, o qual é igualmente reconhecido pelo Governo Regional.

“Acompanharemos o vosso crescimento e cá estaremos para vos apoiar”, deixou bem claro, lembrando o reforço dado pelo Governo às Casas do Povo.

A assinalar o aniversário do museu decorreram várias atividades como a projeção de vídeos sobre as atividades do museu, uma palestra sobre as plantas da floresta Laurissilva existentes nos jardins e espaços anexos, entre outras.

A sessão terminou com animação musical dinamizada pelos utentes e colaboradores do Centro de Convívio da Casa do Povo do Arco de São Jorge.

 

O Museu do Vinho e da Vinha

 

Inaugurado a 29 de setembro de 2005, o Museu do Vinho e da Vinha é fruto de uma candidatura conjunta da Associação Santana Cidade Solidária e Associação de Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo apresentada em 2002, no âmbito do programa de iniciativa comunitária INTERREG III B.

Está situado no Campo Experimental de Vinhas do Arco de São Jorge, no concelho de Santana, e é composto por uma antiga adega recuperada e por um campo experimental.

Na adega foram recuperados três lagares e, numa área adjacente, foi criado um espaço para a prova de produtos regionais, como o bolo de mel e variadas broas tradicionais.

Além dos vinhos, lagares e instrumentos utilizados ao longo das décadas para a produção do vinho, o visitante pode observar, ao vivo, os vários ciclos da vinha, usufruindo, ainda, de uma explicação sobre as caraterísticas das diferentes castas cultivadas. 

O espaço inclui uma pequena unidade de produção - «Doces e Tradições» - que comercializa pão caseiro, bolos, broas e peças em vime.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.