Pesquisar

Pedro Ramos presidiu à abertura do 2º webinar da Comissão de Gestão de Risco Global do SESARAM 

O Dia Mundial da Segurança do Doente tem como principais objetivos aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão global e estimular a solidariedade e ação globais para promover a segurança do doente.  17-09-2021 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos presidiu à abertura do 2º webinar da Comissão de Gestão de Risco Global do SESARAM 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou, no dia 16 de setembro, na abertura do 2º webinar da Comissão de Gestão de Risco Global do SESARAM, realizado na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, nos dias 16 e 17 de setembro, com transmissão online. 

 

O evento, que pretende assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente, comemorado a 17 de setembro é, este ano, subordinado ao tema “Agir agora para uma prestação segura e respeitosa: Cuidados Seguros para a mãe e para o recém-nascido”, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

 

O Dia Mundial da Segurança do Doente tem como principais objetivos aumentar a conscientização e o envolvimento do público, melhorar a compreensão global e estimular a solidariedade e ação globais para promover a segurança do doente. 

 

Através de uma ação concertada, assente nas mais recentes recomendações científicas, a Comissão de Gestão de Risco Global do SESARAM visa implementar uma cultura de segurança de referência no sentido de tornar as Unidades de Saúde do SESARAM em locais cada vez mais seguros e confiáveis. 

 

A Comissão de Gestão de Risco Global atua nas Atua nas vertentes reativa e preventiva, e tem como objetivo proceder a uma abordagem metódica de risco, no sentido de identificar, reportar, prevenir, reduzir e/ou limitar os riscos potencialmente existentes e os danos causados à instituição, de natureza clínica e não clínica, a todos os utilizadores internos e externos, nomeadamente doentes, profissionais, visitantes e público em geral, em todos os setores de atividade.  

Coordenada pelo enfermeiro supervisor Ricardo Silva, a Comissão de Gestão de Risco Global, foi constituída a 10 de abril de 2017, e é composta por uma equipa multidisciplinar, formada por doze elementos, da área médica, de enfermagem, farmacêutica, de instalações e equipamentos, de informática, de saúde ocupacional e da área ambiental. Conta ainda com o apoio de duas consultoras para áreas específicas: uma médica para os incidentes associados às Infeções associadas a Cuidados de Saúde (IACS) e uma farmacêutica para os incidentes com medicação. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.