Pesquisar

Pedro Ramos apela a esforços conjuntos para uma melhor Saúde

“Por cuidados mais justos” é o mote da campanha internacional projetada para os próximos três anos, no sentido de reforçar a importância da igualdade de acesso aos cuidados oncológicos, num contexto marcado pela Pandemia COVID-19, com impactos na doença oncológica a nível mundial. 04-02-2022 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos apela a esforços conjuntos para uma melhor Saúde

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu à sessão de abertura da palestra “Por Cuidados Mais Justos”, organizada pela Delegação Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no dia 4 de fevereiro, por ocasião da comemoração do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. 

  

Na sua intervenção, o responsável pela tutela da Saúde, baseando-se na Carta de Paris (que apela a esforços conjuntos, em prol da prevenção e da cura do cancro), salientou que esta é uma luta diária que é da responsabilidade de todos “é da responsabilidade dos investigadores, dos governos, dos decisores, dos profissionais de saúde, da indústria farmacêutica, mas também do cidadão (através da adoção de comportamentos saudáveis), um papel muito ativo no combate a esta doença”.

 

Pedro Ramos, salientou a importância do trabalho conjunto e de uma melhor articulação intersetorial em prol da saúde e bem-estar da população “a missão da Saúde e Proteção Civil é promover e proteger a saúde, prevenir a doença e criar todas as condições para que a vida tenha uma componente muito importante – a componente da Felicidade”.

 

As estratégias de prevenção e um diagnóstico precoce podem ser fatores decisivos para garantir o sucesso dos tratamentos. A este propósito, o governante anunciou que a RAM irá passar a dispor de uma Consulta de Risco Familiar Oncológico para avaliação do risco genético.

 

“Por cuidados mais justos” é o mote da campanha internacional projetada para os próximos três anos, no sentido de reforçar a importância da igualdade de acesso aos cuidados oncológicos, num contexto marcado pela Pandemia COVID-19, com impactos na doença oncológica a nível mundial.

 

A palestra contou com a participação do Presidente da Direção do Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ricardo Sousa, do Médico Interno de Medicina Geral e Familiar, Pedro Pereira, e do Médico de Ginecologia e Obstetrícia, Hugo Gaspar.

 

A iniciativa contou com a participação de diversos cidadãos, voluntários, sobreviventes de cancro e/ou familiares e constituiu uma oportunidade para a partilha de ideias e esclarecimentos.

 

Na ocasião, o responsável pela tutela da saúde agradeceu o trabalho desenvolvido pela Delegação Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro na RAM e deu uma palavra de apreço e de incentivo a todos os sobreviventes de cancro e seus familiares.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.