Pesquisar

Governo Regional vê aprovado o primeiro projeto da área da Saúde e Social

Trata-se de uma aposta na modernização da Rede Regional de Cuidados Continuados, e é o primeiro projeto aprovado para investimento nacional, na Componente C01 - Serviço Nacional de Saúde. O projeto está integrado na área estratégica do Plano de Recuperação e Resiliência, com um valor afeto de 54M€. 16-02-2022 Saúde e Proteção Civil
Governo Regional vê aprovado o primeiro projeto da área da Saúde e Social

A Região Autónoma da Madeira vê aprovado o primeiro projeto na área da saúde e social “Implantação dos Sistema de classificação, do perfil funcional e do sistema de referenciação dos utentes para o modelo regional de cuidados continuados integrados da Madeira”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).  

 

Trata-se de uma aposta na modernização da Rede Regional de Cuidados Continuados, e é o primeiro projeto aprovado para investimento nacional, na Componente C01 - Serviço Nacional de Saúde. 

 

Este projeto, sob coordenação executiva e técnica das Secretarias Regionais da Inclusão Social e Cidadania e da Saúde e Proteção Civil, tem como objetivos: desenvolver o sistema de informação e gestão da REDE (SIG-REDE) e a automatização do perfil funcional do utente em cuidados continuados integrados; caracterizar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre cuidados continuados da REDE; promover a formação dos profissionais envolvidos em  Cuidados Continuados Integrados; possibilitar o desenvolvimento de um plano de comunicação direcionado à promoção da literacia em cuidados continuados e de longa duração em todo o sistema integrado cuidados de saúde e cuidados de apoio social.” 

 

O projeto está integrado na área estratégica do Plano de Recuperação e Resiliência, com um valor afeto de 54M€, a partir do qual vai ser possível criar e qualificar 1080 respostas /lugares de Cuidados Continuados integrados nas diferentes tipologias de Unidades de Internamento, de Convalescença, Média Duração e Reabilitação e ainda Longa Duração e Manutenção, bem como vai permitir expandir aos Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental e aos Cuidados Continuados Integrados Pediátricos. 

 

Refira-se que Portugal efetuou o primeiro pedido de pagamento à Comissão Europeia de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência, a 25 de janeiro de 2022, no qual prestou contas sobre o cumprimento dos marcos e metas previstos até final de 2021. 

 

As próximas etapas, a decorrer entre 2023 e 2026, serão momentos de arranque de projetos muito relevantes como são as unidades de internamento e as várias respostas residências e não residências em cuidados continuados integrados de saúde mental e cuidados continuados integrados pediátricos. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.