Pesquisar

“Conseguimos inverter o paradigma da Saúde na Madeira”

O governante lembrou as conquistas alcançadas pelo Serviço de Saúde nos últimos anos que se traduzem em melhores cuidados e melhores tratamentos “conseguimos inverter o paradigma da Saúde na Madeira”. 07-04-2022 Saúde e Proteção Civil
“Conseguimos inverter o paradigma da Saúde na Madeira”

No dia 7 de abril, para assinalar o Dia Mundial da saúde, o Serviço de Saúde da RAM, SESARAM, EPERAM, promoveu uma conferência dedicada à humanização, sob o tema “A nossa Saúde”, com a especial participação do Capelão do Hospital dos Marmeleiros, Pe. Fernando Soares, e do professor José Fonseca Pires. 

Na oportunidade, foi apresentada a nova Comissão de Humanização do SESARAM, composta por profissionais das várias áreas e por representantes de doentes.

Na sua intervenção, o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos, baseando-se no testemunho apresentado por Carla Mendonça, membro da Comissão de Humanização, que partilhou a sua experiência pessoal enquanto doente, há anos atrás, no Hospital Nélio Mendonça, salientou “é verdade nós tornamo-nos profissionais de saúde porque quisemos, porque quisemos ajudar os outros, já os utentes não escolhem ser doentes das instituições, são surpreendidos no percurso da sua vida a ter que recorrer aos nossos serviços e nós temos de estar presentes, temos de estar presentes para responder sempre”, reiterou .

Pedro Ramos alertou para o facto de a “humanização rivalizar com a competência”, mas garantiu que as respostas clínicas são dadas “com o grau de prioridade” mediante cada situação.

O governante lembrou as conquistas alcançadas pelo Serviço de Saúde nos últimos anos que se traduzem em melhores cuidados e melhores tratamentos “conseguimos inverter o paradigma da Saúde na Madeira”.

O Capelão do Hospital dos Marmeleiros e ex-capelão do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, Pe. Fernando Soares, abordou o tema “Humanizar é colocar-se no lugar do outro?”. 

José Fonseca Pires, professor responsável da área de Comportamento Humano na Organização e diretor do Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School abordou a temática “Humanização na Saúde”.

O evento teve lugar na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, pelas 18h00, e contou com a presença do Diretor Regional da Saúde, do Presidente do IASAÚDE, dos órgãos de Direção do SESARAM, de responsáveis de Serviço, entre muitos outros profissionais da área da saúde.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.