Pesquisar

“O Serviço de Nefrologia é um dos serviços que se enquadra na nova governação clínica da RAM”

As doenças genéticas em Nefrologia, o transplante renal e a síndrome cardiorrenal são alguns dos temas em discussão ao longo das IV Jornadas de Nefrologia da Madeira. 29-04-2022 Saúde e Proteção Civil
 “O Serviço de Nefrologia é um dos serviços que se enquadra na nova governação clínica da RAM”

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na sessão de abertura das IV Jornadas de Nefrologia da Madeira, no dia 29 de abril, no Centro de Congressos do Hotel Meliã Madeira Mare, no Funchal.

 

Na ocasião, o governante referiu que a RAM acompanha cerca de 600 doentes com insuficiência renal e que cerca de 50% destes doentes são submetidos ao tratamento de hemodiálise. 

Na RAM, 40 doentes aguardam transplante renal. Pedro Ramos lembrou que no período pré-pandemia eram realizados entre 10 a 12 transplantes renais, um número que nos últimos dois anos de pandemia veio a diminuir devido à redução da atividade das Unidades de Transplantação “Este ano, já foram realizados três transplantes renais e outros três doentes encontram-se a aguardar dador”, acrescentou.

 

De acordo com o responsável pela tutela da Saúde na região, “o Serviço de Nefrologia é um dos serviços que se enquadra na nova governação clínica da RAM para o Serviço Regional de Saúde num sistema de funcionamento, planificação e organização para preparar a chegada do novo hospital”.

 

Pedro Ramos, citando Nigel Crisp, membro da Câmara dos Lordes e CEO do National Health Service do Reino Unido entre 2000 e 2006, relembrou que, em matéria de gestão da saúde e prevenção da doença, todos nós temos de ter alguma responsabilidade na forma como cuidados da nossa saúde e da saúde do nosso planeta “o cidadão tem de se comportar de maneira diferente e assumir o papel de verdadeiro agente de saúde pública na sua atividade e no seu dia a dia”.

 

As jornadas, precedidas do curso “Ecografia na Implantação de Acessos Venosos Centrais”, realizado no Centro de Simulação Clínica da Madeira, decorrem nos dias 28 e 29 de abril, com o principal objetivo de reforçar a interação com os cuidados de saúde primários em matéria de prevenção e tratamento precoce da doença renal.

 

As doenças genéticas em Nefrologia, o transplante renal e a síndrome cardiorrenal são alguns dos temas em discussão ao longo das IV Jornadas de Nefrologia da Madeira.

 

O Serviço de Nefrologia é composto por 9 médicos especialistas, 2 internos de formação específica, 1 nutricionista, 1 psicólogo, 1 técnico de serviço social, 25 enfermeiros, 10 assistentes operacionais e 2 técnicos administrativos.

Este serviço clínico tem um papel central na prestação dos cuidados de saúde na área da Nefrologia. Além de ter o único serviço de internamento dedicado aos doentes com este tipo de patologia, coordena todo o programa de doentes em terapêutica substitutiva da função renal na nossa região.

 

O evento, organizado pelo Serviço de Nefrologia do SESARAM, EPERAM, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do RIM, reúne mais de 150 participantes das várias áreas, médicos (nefrologistas, internistas, cardiologistas, medicina geral e familiar, entre outros especialistas), enfermeiros e nutricionistas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.