Pesquisar

CSCM cria primeiro curso de simulação para Medicina Geral e Familiar

A Medicina Geral e Familiar, pela sua abrangência e especificidade assumiu uma Área de Formação própria, criando formações dirigidas aos seus internos e especialistas, em articulação com as especialidades hospitalares. 02-05-2022 Saúde e Proteção Civil
CSCM cria primeiro curso de simulação para Medicina Geral e Familiar

O Centro de Simulação Clínica da Madeira integra várias Áreas de Formação Clínica nas diversas especialidades médicas e de enfermagem. Desde o início da sua atividade, realizou diversos cursos e formações com elevada taxa de frequência dos médicos de Medicina Geral e Familiar.

 

A Medicina Geral e Familiar, pela sua abrangência e especificidade assumiu uma Área de Formação própria, criando formações dirigidas aos seus internos e especialistas, em articulação com as especialidades hospitalares.

 

Com este intento, o Curso de Instrutores de Simulação EUSIM que se realizou em 2021 integrou um MGF. Foi criado um grupo de formadores em simulação para a MGF, constituído pela Dra. Nivalda Pereira (coordenadora), Dra. Ana Isabel Cunha e a Dra. Inês Gonçalves, com a tutela do Dr. Eduardo Freitas, coordenador do ACES para a área de urgência, e que já faz parte dos formadores do Centro há vários anos e tem uma grande experiência neste âmbito.

 

O curso, desenhado em 2 Módulos tem início com o Módulo I, dia 2 de maio de 2022, das 9h00 às 17h00, no Centro de Simulação. O Módulo II será agendado posteriormente e constitui uma Simulação in situ, em ambiente realístico do Centro de Saúde.

 

Este primeiro curso, coordenado pela Dra Regina Rodrigues (coordenadora do Centro de Simulação, médica anestesiologista) com a colaboração da Dra. Mariana Luís (também Anestesiologista) e Dr. Pedro Freitas (Medicina Interna) permite o treino dos profissionais na abordagem da via aérea, da agudização da asma, de alterações do equilíbrio hidroeletrolítico e da ressuscitação cardiorrespiratória em contexto de Serviço de Urgência dos Cuidados de Saúde Primários.

 

O curso visa promover o conhecimento e a prática de metodologias educativas e formativas com base na simulação clínica; promover a aquisição e treino de competências técnicas, procedimentos e competências não-técnicas (liderança e trabalho em equipa, comunicação, gestão da carga de trabalho, tomada de decisão), individuais e em equipas dos Cuidados de Saúde Primários; treinar as equipas de saúde multidisciplinares em situações complexas de urgência e de emergência em Medicina Geral e Familiar e potenciar o treino do raciocínio clínico, o trabalho em equipa e a aplicação de conhecimentos clínicos em situações críticas.

 

A abertura do curso contou a presença do Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.