Pesquisar

200 paragens cardiorrespiratórias na Madeira por ano

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM implementa diversas ações de sensibilização à sociedade civil na área do Suporte Básico de Vida, através do projeto “Gestos que Salvam Vidas”, em que ensinam os procedimentos a realizar aquando de uma paragem cardiorrespiratória, suportando a vida com compressões torácicas, até à chegada dos serviços de emergência especializados. 11-07-2022 Saúde e Proteção Civil
200 paragens cardiorrespiratórias na Madeira por ano

“Salva uma vida com as tuas próprias mãos”, esta é uma das mensagens difundidas em inúmeras atividades promovidas pelo Serviço Regional de Proteção da Civil, IP-RAM. São pequenos gestos que podem fazer a diferença, e salvar vidas.

 

Sabia que na Região Autónoma da Madeira, são registadas cerca de 200 paragens cardiorrespiratórias por ano, e a rapidez de atuação é de primordial importância, porque aumenta a probabilidade de sucesso, evitando danos irreversíveis nos diversos órgãos, sendo o cérebro o mais sensível, por cada minuto que passa, após o colapso cárdio-circulatório, diminui em 7 a 10% a probabilidade de sobrevivência, na ausência de manobras de ressuscitação.

 

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM implementa diversas ações de sensibilização à sociedade civil na área do Suporte Básico de Vida, através do projeto “Gestos que Salvam Vidas”, em que ensinam os procedimentos a realizar aquando de uma paragem cardiorrespiratória, suportando a vida com compressões torácicas, até à chegada dos serviços de emergência especializados.

 

É pretensão deste Serviço Regional continuar a incrementar uma cultura de proteção civil junto da população da RAM, acerca da melhor forma de agir perante uma vítima em paragem cardiorrespiratória, cujos gestos simples poderão salvar vidas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.