Pesquisar

UCAD promove ações de sensibilização para profissionais e grávidas sobre o uso da internet e tecnologias  

As novas tecnologias apresentam potencialidades e vantagens, no entanto o seu uso excessivo e cada vez mais precoce acresce riscos para a saúde física e mental e nas relações sociais. 26-08-2022 Saúde e Proteção Civil
UCAD promove ações de sensibilização para profissionais e grávidas sobre o uso da internet e tecnologias  

A Direção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem vindo a promover, desde julho de 2022, no Centro de Saúde do Caniço, diversas ações de sensibilização e prevenção do uso problemático da internet e tecnologias, dirigidas aos profissionais da área de enfermagem e às grávidas acompanhadas pelo Serviço de Saúde da RAM que integram as sessões de preparação pré e pós-parto. A dinamização destas sessões formativas e informativas está integrada no âmbito do projeto “Estou online e agora? - Preparação para o futuro”. 

 

As novas tecnologias apresentam potencialidades e vantagens, no entanto o seu uso excessivo e cada vez mais precoce acresce riscos para a saúde física e mental e nas relações sociais. Este uso inadequado e a saturação tecnológica a que as crianças estão expostas, pode favorecer o aparecimento de novas condições psicológicas e psicopatológicas.  O uso crescente das tecnologias no nosso dia a dia é uma ferramenta fundamental para o entretenimento ou para a aprendizagem, no entanto, é essencial distinguir o seu uso saudável do seu uso excessivo.  

 

Considerando a pertinência em conhecer e atuar sobre este fenómeno, com abrangência mundial, a UCAD através deste projeto pretende potenciar a literacia digital nas famílias com crianças, através do desenvolvimento de uma intervenção preventiva sobre o uso das novas tecnologias na primeira infância e a sua influência na dinâmica familiar, assumindo assim, a importância de consciencializar as famílias para a adoção de um modelo parental promotor de um desenvolvimento saudável.     

 

A equipa da UCAD afeta a esta iniciativa pretende sensibilizar e alertar os enfermeiros sobre as consequências do uso precoce/inadequado das tecnologias digitais na primeira infância, capacitando-os para uma intervenção fundamentada junto das famílias. Paralelamente trabalham junto das grávidas e/ou puérperas que frequentam as aulas de preparação e pós-parto. O objetivo é informar e consciencializar sobre os efeitos da introdução precoce das tecnologias na infância, retardando a iniciação do uso dos ecrãs.  

 

O projeto “Estou online e agora? - Preparação para o futuro” decorre, numa primeira fase, no concelho de Santa Cruz – Caniço, no Centro de Saúde do Caniço, sendo que, numa fase posterior, perspetiva-se a sua disseminação a outros concelhos da RAM.   

 As sessões estão programadas entre os dias 22 de julho e 2 de setembro, de acordo com a seguinte calendarização: 

 

Ações de formação dirigidas à equipa de enfermagem:   

1º grupo - 22 de julho e 12 de agosto 

2º grupo - 19 de agosto e 2 de setembro 

  

Ações de sensibilização dirigidas às grávidas:  

1ª sessão - 25 de julho  

2º sessão - 8 de agosto 

3ª sessão - 22 de agosto 

4ª sessão - 29 de agosto 

 

Como resposta à preocupação crescente com a dependência tecnológica, recorde-se que a UCAD tem vindo a realizar diversas ações alusivas a esta matéria no âmbito do projeto “Estou online... e agora?", lançado em 2017, dirigido à população em geral, mas, sobretudo, a alunos, jovens, professores, pais e encarregados de educação.  

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.