Pesquisar

Pedro Ramos sublinha a importância dos psicólogos para uma melhor saúde “não há saúde sem saúde mental” 

“Não há saúde sem saúde mental”, disse Pedro Ramos, sublinhando a importância desta especialidade para a recuperação e reorganização do Serviço Regional de Saúde dos efeitos da pandemia e, também, para enfrentar os desafios de uma guerra e de uma situação de inflação.  08-09-2022 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos sublinha a importância dos psicólogos para uma melhor saúde “não há saúde sem saúde mental” 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, esteve presente na cerimónia de abertura do 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, sob o tema “Psicologia e Saúde em Tempos de Crise”, no dia 8 de setembro, na sala do Senado da Universidade da Madeira, no Campus da Penteada. 

 

O governante iniciou a sua intervenção com uma palavra de apreço e reconhecimento dirigida aos Psicólogos, pelo importante trabalho desenvolvido nas várias situações e, em particular, em contexto de pandemia, que afetou todas as gerações, com grandes impactos também na saúde mental. “Não há saúde sem saúde mental”, disse sublinhando a importância desta especialidade para a recuperação e reorganização do Serviço Regional de Saúde dos efeitos da pandemia e, também, para enfrentar os desafios de uma guerra e de uma situação de inflação. 

 

Pedro Ramos aproveitou a oportunidade para lembrar os investimentos do Governo Regional nesta área “temos procurado sempre melhorar, a Madeira tem um psicólogo para 3500 utentes, um rácio superior à média nacional”, “a recomendação da Ordem dos Psicólogos é de um psicólogo para 5000 habitantes e, em Portugal continental, existe um psicólogo por 9687 habitantes”, acrescentou. 

  

Pedro Ramos disse ainda que, atualmente, existem 74 psicólogos ao Serviço do SESARAM, EPERAM, responsáveis por assegurar 166.906 consultas em três anos (2019-2021). 

 

O responsável pela tutela da Saúde sublinhou a qualidade do programa em discussão e congratulou-se pela realização do evento nacional na Região Autónoma da Madeira, sinónimo de “reconhecimento de uma Região 3’S – Saudável, Segura e Sustentável”. 

 

O evento foi da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Psicologia em parceria com a Universidade da Madeira. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.