Pesquisar

Pedro Ramos presente na abertura da Formação em Busca e Salvamento

Na ocasião, Pedro Ramos, congratulou-se com a iniciativa e com a formalização do protocolo estabelecido com a Escola Nacional de Bombeiros “a assinatura do protocolo marca o início de uma nova colaboração, e abre a possibilidade da Região também poder dar formação a alguns formandos da Escola Nacional de Bombeiros, em áreas específicas nas quais a Madeira é pioneira”, disse. 20-10-2022 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos presente na abertura da Formação em Busca e Salvamento

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na sessão de abertura da formação destinada à Equipa Helitransportada-Especialidade de Recuperador/Salvador - Busca e Resgate em Terra, no dia 20 de outubro, no Serviço Regional de Saúde e Proteção Civil.

 

Na ocasião, Pedro Ramos, congratulou-se com a iniciativa e com a formalização do protocolo estabelecido com a Escola Nacional de Bombeiros “a assinatura do protocolo marca o início de uma nova colaboração, e abre a possibilidade da Região também poder dar formação a alguns formandos da Escola Nacional de Bombeiros, em áreas específicas nas quais a Madeira é pioneira”, disse.

 

Sobre a formação em curso, o governante sublinhou a sua importância, dizendo que vai ao encontro das novas características do helicóptero na Madeira, pois, além do combate a fogos está também preparado para situações de busca e salvamento em terra.  Em matéria de emergência de proteção e socorro no âmbito de missões de busca e salvamento em terra, Pedro Ramos recordou que, até setembro, foram registadas 91 ocorrências na região.

 

“A Proteção Civil é o elo mais próximo que o cidadão pode ter”, disse Pedro Ramos, referindo que, nos últimos anos, na sequência das diversas situações de exceção, a região tem procurado estar preparada para assegurar a melhor resposta à população, nomeadamente através da formação e da disponibilização de todos os meios e recursos necessários para que os profissionais possam estar no terreno e realizar o seu trabalho com segurança, eficácia e eficiência.

 

Refira-se que o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil investiu na locação de um meio aéreo da tipologia “médio”, estando o mesmo capacitado para duas valências de intervenção distintas, designadamente “combate a incêndios rurais”, o qual tem-se revelado de uma extrema eficácia no auxílio às equipas no teatro de operações, essencialmente em matéria de extinção de incêndios rurais em locais de difícil acessibilidade através de meios terrestres e “Resgate em Terra”, através da operabilidade do guincho.

 

Face as inúmeras ocorrências constatadas nas serras da RAM em matéria de emergência de proteção e socorro no âmbito de missões de busca e salvamento em terra, o Serviço Regional de Proteção Civil, deu início à formação de 8 bombeiros afetos à Brigada Helitransportada para a especialidade de Recuperador Salvador – Busca e Resgate em Terra, com uma carga horária de 80 horas, a decorrer no período de 17 de outubro a 09 de novembro de 2022, de forma a que este Serviço Regional esteja habilitado a garantir uma resposta adequada neste tipo de socorro, assegurando um elevado grau de prontidão

 

Na sessão de abertura, estiveram também presentes o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Coronel António Mendes Nunes, o Presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Vítor Reis, o Comandante da Força Especial de Proteção Civil, José Realinho e o representante do Operador Aéreo, Mário Mineiro, entre outros.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.