Pesquisar

Pedro Ramos na abertura da 35.ª reunião anual de Pediatria

Pedro Ramos referiu que o Hospital Central e Universitário da Madeira será um grande desafio. "Um espaço novo, moderno, com equipamentos novos, tecnologia avançada o qual permitirá dar um grau de satisfação e de humanização aos profissionais", disse. 10-03-2023 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos na abertura da 35.ª reunião anual de Pediatria

 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou na abertura da 35.ª reunião anual da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica, que teve lugar no Hotel VidaMar, a 9 de março. A iniciativa foi organizada em parceria com o Serviço de Pediatria/Unidade de Gastroenterologia do Serviço de Saúde da RAM. Na sua intervenção o governante salientou a importância de repensar os sistemas de saúde em nome dos mais jovens e do futuro da Saúde. Convidou à "reflexão sobre os próximos anos e à planificação e organização de um sistema de saúde que valorize os profissionais e o cidadão em pleno século XXI, dotado de todo o conhecimento inerente das novas tecnologias, seja no acesso, como nas áreas do diagnóstico, do tratamento, da reabilitação e da reinserção social”, descreveu Pedro Ramos.

Pedro Ramos referiu que o Hospital Central e Universitário da Madeira será um grande desafio. "Um espaço novo, moderno, com equipamentos novos, tecnologia avançada o qual permitirá dar um grau de satisfação e de humanização aos profissionais", disse.

O governante assegurou que as novas instalações seguem as novas diretrizes das novas instituições de saúde e a robotização e a hospitalização domiciliária serão grandes apostas, assim como o hospital de Dia e a cirurgia do ambulatório. “Se não tivermos humanização nas nossas Unidades de Saúde não teremos resposta adequada para a nossa população" assegurou.

Nesse sentido, o governante deixa um desafio aos restantes profissionais de saúde presentes no evento: uma aposta maior na digitalização da saúde, o que não prejudicará a humanização. “Antes pelo contrário, vamos ter muito mais porque vamos comunicar mais depressa”, referiu.

Atualmente, a Unidade de Gastroenterologia Pediátrica é parte integrante do Serviço de Pediatria do SESARAM e é composta por três elementos: dois médicos pediatras, Rute Gonçalves e Francisco Silva; e uma nutricionista, Carla Gonçalves.

O Serviço de Pediatria conta com 30 médicos, incluindo os 10 que integram a área da Neonatologia.
A unidade realiza cerca de 100 a 120  técnicas endoscópicas em pediatria por ano.
Esta unidade é responsável por 1.500 consultas por ano e acompanha cerca de 70 crianças com doença inflamatória intestinal.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.