Pesquisar

Concelho de Câmara de Lobos reforçado com mais 2 médico de família.

Importa salientar que o concelho de Câmara de Lobos, é dos concelhos que apresentam um maior número de consultas de visitação domiciliária. Só no ano e 2022 registaram-se 923 consultas médicas, 4119 consultas de enfermagem e 7142 tratamentos no domicilio, com visitas regulares por parte das equipas de saúde. 13-03-2023 Saúde e Proteção Civil
Concelho de Câmara de Lobos reforçado com mais 2 médico de família.

Foi perante uma audiência representativa do concelho de Câmara de Lobos, que o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, abordou algumas temáticas relacionadas com a área da Saúde na Região Autónoma da Madeira, na sessão de literacia em saúde no dia 11 de março. Os participantes manifestaram um grande interesse por alguns dos projetos que estão a ser implementados pelo governo regional na área da Saúde, com destaque para o inicio da atividade da Hospitalização domiciliária, inauguração do novo Bloco Operatório, a construção do novo Hospital Central e Universitário da Madeira e ainda o reforço de camas ao nível da Rede de Cuidados Continuados, com forte impacto no concelho de Câmara de Lobos.

 

O governante referiu que o concelho de Câmara de Lobos será reforçado brevemente com mais dois médicos de família, os quais irão contribuir para aumentar a resposta aos utentes utilizadores dos centros de saúde, aproximando-se cada vez mais da cobertura dos 100 % naquele concelho. Com este reforço a cobertura com médico de família naquele concelho fica na ordem dos 85%.

 

A partir de abril de 2023, o concelho de Câmara de Lobos, com atualmente de 22 médicos especialistas de Medicina Geral e Familiar, passará a ter 24 médicos. Um destes profissionais será para reforçar o Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos e outro para o Centro de saúde de Câmara de Lobos.

 

Importa salientar que o concelho de Câmara de Lobos, é dos concelhos que apresentam um maior número de consultas de visitação domiciliária. Só no ano e 2022 registaram-se 923 consultas médicas, 4119 consultas de enfermagem e 7142 tratamentos no domicilio, com visitas regulares por parte das equipas de saúde.

 

A prestação de cuidados de saúde no concelho é complementada pelo papel muito ativo dos 72 enfermeiros, 27 assistentes técnicos, 35 assistentes operacionais, 5 psicólogos, 4 nutricionistas, 1 fisioterapeuta, 3 terapeutas da fala, 1 terapeuta ocupacional, 1 assistente social e 2 médicos dentistas.

 

Da área da Saúde estiveram presentes nesta sessão de literacia, o diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, o presidente do IASAÚDE, Bruno Freitas, a presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Rafaela Fernandes, do ACES, Fábio Camacho, Orlandina Figueira, e do centro de saúde de Câmara de Lobos, a médica diretora Cecilia Viaño, e a enfermeira Lisete Berenguer.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.