Pesquisar

SESARAM promove Curso de Cirurgia de Emergência

O presidente da Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC), Carlos Mesquita, é o responsável por trazer o curso que reúne especialistas docentes de várias nacionalidades a Portugal, pela primeira vez. 14-04-2023 Saúde e Proteção Civil
SESARAM promove Curso de Cirurgia de Emergência

O Curso de Cirurgia de Emergência (Emergency Surgery Course, ESC) da Sociedade Europeia de Trauma e Cirurgia de Emergência (ESTES) e da Associação Americana de Cirurgia de Trauma (AAST) realizou-se, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, nos dias 13 e 14 de abril.

 

O curso realizado pela primeira vez no país, através do SESARAM proporcionou dois dias de educação em cirurgia de emergência de causa não-traumática, com o objetivo ajudar os cirurgiões nesta área do conhecimento, fortalecendo o conhecimento e a capacidade de decisão na prática clínica diária.

 

O curso envolveu 28 formandos médicos de Cirurgia Geral (14 SESARAM + 14 externos) e oito formadores nacionais e estrangeiros e consistiu em aulas teóricas e discussões de casos clínicos em formato interativo, estando dividido em duas partes, uma em sessões teóricas, concebida para fornecer as bases para um diagnóstico e tomada de decisão e outra para melhorar as competências práticas do cirurgião geral em contexto de emergência.

 

O presidente da Associação Lusitana de Trauma e Emergência Cirúrgica (ALTEC), Carlos Mesquita, é o responsável por trazer o curso que reúne especialistas docentes de várias nacionalidades a Portugal, pela primeira vez.

 

Este ESC é uma iniciativa da Comissão Organizadora do congresso da ESTES do próximo ano (ECTES 2024), o qual terá lugar no Estoril, de 28 a 30 de abril de 2024, integrada pelos cirurgiões Carlos Mesquita, Luís Filipe Pinheiro, Pedro Ramos, Jorge Pereira e Henrique Alexandrino, em representação da Sociedade Portuguesa de Cirurgia e da ALTEC, membros individuais e institucionais da ESTES.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.