Pesquisar

Pedro Ramos participou em ação de sensibilização “Minutos que podem Salvar Vidas”

Perante o aparecimento de qualquer um dos chamados “3Fs” - Fala difícil; Face com desvio; Força reduzida ou ausente num braço – é importante agir rapidamente. Nestas circunstâncias, ligue de imediato para o 112. 30-10-2023 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos participou em ação de sensibilização “Minutos que podem Salvar Vidas”

Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Proteção Civil, participou na abertura da Ação de Sensibilização “Minutos que podem Salvar Vidas”, no dia 30 de outubro, no auditório da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava, uma iniciativa alusiva ao Dia Mundial do AVC, assinalado a 29 de outubro. 

 

Na Região Autónoma da Madeira são diagnosticados, por ano, entre 700 a 800 casos de acidentes vasculares cerebrais (AVC). O AVC é a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal e as primeiras horas após o início dos sintomas de AVC são essenciais para o socorro da vítima, pois é esta a janela temporal que garante a eficácia dos principais tratamentos.

 

Na sua intervenção, o governante alertou que “55% dos doentes chegam ao hospital fora da janela terapêutica”, algo que não deveria acontecer, devido à proximidade geográfica, que facilita o acesso ao Hospital. Pedro Ramos disse que esta situação tem de ter alterada, através de uma rápida sinalização dos casos e da sua comunicação imediata aos serviços "a rapidez está ligada ao sucesso da nossa resposta", salientou.

Pedro Ramos disse ainda que a Região tem uma Unidade de tratamento diferenciada, a qual foi ampliada e conta com mais profissionais, com formação e diferenciação. À população, deixou o alerta para que, perante o aparecimento de algum sinal de AVC, contactar ou aceder imediatamente ao Hospital.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do AVC, assinalado anualmente a 29 de outubro, com o intuito de alertar a comunidade que um AVC pode acontecer a qualquer pessoa, em qualquer idade e em qualquer lugar, sendo que 1 em 4 adultos terá um AVC ao longo da sua vida.

 

Perante o aparecimento de qualquer um dos chamados “3Fs” - Fala difícil; Face com desvio; Força reduzida ou ausente num braço – é importante agir rapidamente. Nestas circunstâncias, ligue de imediato para o 112.

“Tempo é Cérebro”, por isso, uma ação rápida pode fazer a diferença entre a recuperação e a incapacidade.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.