Pesquisar

Campanha de Imunização Anti-VSR pretende proteger todos os bebés da RAM a partir de hoje

O VSR é um vírus respiratório muito comum e contagioso que circula entre o outono e a primavera, causando bronquiolites e pneumonias. 01-11-2023 Saúde e Proteção Civil
Campanha de Imunização Anti-VSR pretende proteger todos os bebés da RAM a partir de hoje

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma causa frequente de infeção respiratória em crianças, em especial no primeiro ano de vida. É um vírus respiratório muito comum e contagioso que circula entre o outono e a primavera, causando bronquiolites e pneumonias.

 

Replicando o que acontece em todo o mundo, este tipo de infeção é muito frequente e resulta em muitas hospitalizações.

 

Só no Serviço Regional de Saúde (SESARAM, EPERAM), a vigilância dos vírus respiratórios implementada na RAM permitiu contabilizar na época 2022-2023, 782 casos de infeção respiratória aguda em crianças, 65,2% com confirmação laboratorial de infeção por VSR, mais de 50% nos primeiros 3 anos de vida. Confirmando a gravidade deste tipo de infeção, entre estes, contabilizaram-se 534 episódios de atendimento na urgência pediátrica hospitalar e 137 internamentos.

 

A estratégia de imunização contra a infeção pelo VSR é lançada na Região hoje, para a época 2023-2024, prevendo a administração de uma dose única do anticorpo nirsevimab a todos os recém-nascidos e latentes com menos de 8 meses, para uma proteção até 150 dias. Ou seja, para garantir que a criança fica protegida durante o seu primeiro inverno, que será a sua primeira época em contacto com o vírus.

Este tipo de imunização, que já estava disponível para bebés prematuros ou com doenças graves, é agora disponibilizado a todas as crianças da RAM.

A imunização é efetuada no hospital, logo após o nascimento, ou nos Centros de Saúde da Área de Residência.  

 

A divulgação da presente estratégia de imunização é alvo de uma campanha de comunicação de âmbito regional. Materiais de comunicação específicos estão a ser disseminados nos locais de imunização e através dos meios de comunicação social. O cartaz e flyer alusivos “Protegido para respirar bem: Imunização Anti-VSR Época 2023-24” estão acessíveis no site da Direção Regional da Saúde.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.