Pesquisar

Encontro: Portugal AVC “Juntos para Superar”

Na Região Autónoma da Madeira são registados cerca de 800 casos de AVC por ano.  11-11-2023 Saúde e Proteção Civil
 Encontro: Portugal AVC “Juntos para Superar”

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, presidiu à cerimónia de abertura do Encontro: Portugal AVC “Juntos para Superar”, no dia 11 de novembro, no Hotel Vila Galé, em Santa Cruz.

 

A informação e a formação sobre o AVC estiveram na base deste Encontro, promovido pela Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, em conjunto com o Serviço de Saúde da Região, juntando as intervenções de especialistas e os testemunhos de sobreviventes.

 

A importância da prevenção, o cuidado com os sinais de alerta e a atuação perante a suspeita de AVC foram alguns dos tópicos debatidos por diferentes especialidades médicas. O AVC continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal, e também de perda de potenciais anos de vida, sendo a prontidão no socorro e o conhecimento de profissionais altamente formados, fundamentais na intervenção.

 

Nesse sentido, e para além da formação em termos de resposta imediata pré-hospitalar, o SESARAM dispõe, desde 2009, de uma via verde do AVC com profissionais altamente formados para atender a estas situações.

 

A sessão de abertura contemplou performances musicais e cénicas e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Herberto Jesus, do Presidente da Portugal AVC - União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, António Conceição, do Coordenador da Unidade de AVC, Patrício Freitas, entre outros dirigentes da Saúde.

 

De referir que, na Madeira, são registados cerca de 800 casos de AVC, por ano. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.