Pesquisar

Estratégia da Madeira na imunização contra o VSR apresentada em Lisboa

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um vírus muito comum e altamente contagioso, mais conhecido por causar bronquiolite em crianças durante o inverno. A bronquiolite é uma infeção respiratória aguda, com maior incidência nos primeiros 2 anos de vida. A maioria dos casos de bronquiolite é causada pelo VSR. 12-12-2023 Saúde e Proteção Civil
Estratégia da Madeira na imunização contra o VSR apresentada em Lisboa

Decorreu esta manhã, dia 12 de dezembro, no auditório Almeida Santos, na Assembleia da República, em Lisboa, a conferência "Prevenção do Vírus Sincicial Respiratório - Uma prioridade Nacional de Saúde", integrada na iniciativa “RSV Think Tank - Inspirar à Mudança”.

 

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, e a diretora regional da Saúde, Bruna Gouveia, foram convidados a participar nesta conferência e a apresentar o exemplo da RAM na imunização contra o VSR.

A Região Autónoma da Madeira decidiu de forma pioneira avançar com a imunização contra o VSR a todas as crianças que nasceram a partir do dia 1 de abril de 2023 na RAM.

 

O governante participou, online, no painel de discussão “Estratégias para a implementação Nacional: Visão Política”. Nesta senda, Pedro Ramos, começou por dizer que uma das mensagens que a Pandemia COVID-19 trouxe foi a necessidade de um “olhar diferente sobre a Saúde Pública”, um olhar que obriga a uma mudança de estratégias.

Segundo o governante, os grandes objetivos para iniciar a campanha de imunização contra o VSR a favor dos bebés que nasceram na RAM são “diminuir os internamentos e idas a urgências devido a bronquiolites e pneumonias na RAM.

 

Esta realidade existe e constitui uma pressão sobre os Serviços de Saúde e a Madeira não é exceção”, disse, fundamentando que a existência desta imunização constitui uma “arma” em termos de saúde pública.

“Pretendemos ter um inverno sem bronquiolites nestas faixas etárias”, afirmou. “A autonomia da Região permite que possamos avançar mais cedo nestas novas campanhas e estratégias de vacinação”, tendo como foco principal beneficiar a saúde da população.

 

Por seu turno, Bruna Gouveia, diretora regional da Saúde, integrou o painel de discussão: “Estratégias para a Implementação Nacional: Visão Técnico-Científica”. Na oportunidade a dirigente partilhou a experiência da RAM no âmbito desta estratégia regional para imunização contra o VSR.

 

A responsável apresentou-se satisfeita por ver reforçada de uma forma significativa a estratégia regional e servir como ponto de partida para discussão Nacional.

 

Segundo, a diretora regional, neste momento a estratégia de imunização está a decorrer com excelentes resultados “temos uma cobertura geral na ordem dos 92% e se olharmos àqueles que nasceram durante a época VSR temos uma cobertura cerca de 94%”. “

Neste momento, estão imunizadas contra o VSR 1154 crianças. Ainda, de acordo com a diretora regional, e segundo resultados das primeiras semanas de imunização é notória a diminuição da procura dos serviços de urgência hospitalar, com uma redução na ordem dos 34% por infeções respiratórias agudas baixas em crianças com menos de 2 anos”. Revela- se também uma redução na hospitalização relacionada com o VSR, comparativamente à época 2022/2023, na ordem dos 40%.

 

Sob o ponto de vista de diversos especialistas que participaram na conferência, o exemplo pioneiro da Madeira é positivo na medida em que permite “retirar a pressão sobre os Serviços de Saúde”, especialmente numa altura em que os serviços de urgência das várias unidades do país estão sobrelotados.

 

O programa reuniu um painel de especialistas de diferentes áreas de atuação, nomeadamente profissionais de saúde, economistas da saúde, ordens profissionais, sociedades científicas e decisores políticos. Na oportunidade, foi abordado “o impacto das doenças causadas por VSR - Resultados de estudos nacionais” e as “estratégias preventivas contra a doença causada por VSR”.

 

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um vírus muito comum e altamente contagioso, mais conhecido por causar bronquiolite em crianças durante o inverno. A bronquiolite é uma infeção respiratória aguda, com maior incidência nos primeiros 2 anos de vida. A maioria dos casos de bronquiolite é causada pelo VSR.

 

Esta imunização é indicada para os bebés que ainda não tiveram contato com o VSR e que vão viver o seu primeiro inverno.

 

Recorde-se que o Governo Regional adquiriu 2400 vacinas, um investimento superior a 500 mil euros.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.