Pesquisar

Pedro Ramos sublinha importância do Rastreio de Saúde Visual Infantil

O Rastreio de Saúde Visual Infantil destina-se a crianças (nascidas em 2020) que tenham ou venham a fazer quatro anos no decorrer do presente ano e que não estejam a ser seguidas no Hospital, nem sejam portadoras de óculos. 27-02-2024 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos sublinha importância do Rastreio de Saúde Visual Infantil

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, visitou, no dia 27 de fevereiro, o Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal, por ocasião do rastreio de Saúde Visual Infantil, a decorrer no concelho do Funchal.

 

Segundo o governante, esta é mais uma medida do Governo Regional que vai ao encontro daquelas que são as recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre a promoção e proteção da saúde e sobre a prevenção da doença. Na oportunidade, o responsável sublinhou a importância do rastreio no sentido de detetar problemas do denominado “olho preguiçoso” (casos refrativos e ambliopia), e “impedir que lesões futuras possam aparecer”.

 

De acordo com Marta Macedo, coordenadora do Rastreio de Saúde Visual Infantil, o rastreio em 2023 foi muito positivo, com uma adesão de 76%, e permitiu identificar crianças com ambliopia assintomáticas.

 

O Rastreio de Saúde Visual Infantil destina-se a crianças (nascidas em 2020) que tenham ou venham a fazer quatro anos no decorrer do presente ano e que não estejam a ser seguidas no Hospital, nem sejam portadoras de óculos.

Trata-se de um rastreio de ambliopia, de base populacional, realizado por técnicos especializados, que permitirá identificar os casos de erros refrativos e ambliopia atempadamente e em larga escala na RAM, bem como, possibilitar o diagnóstico e o tratamento atempado.

 

Recorde-se que iniciou a 26 de fevereiro uma nova volta do Rastreio de Saúde Visual Infantil. Teve início no Centro de Saúde do Bom Jesus, dirigido às crianças das freguesias do Imaculado Coração de Maria, Santa Luzia, Santa Maria Maior, São Gonçalo, São Pedro e Sé, decorrendo até ao dia 18 de março. Segue-se a freguesia do Monte, a partir da última semana de março, sendo o rastreio realizado no Centro de Saúde local, às segundas e terças-feiras de manhã.

 

Neste momento, o rastreio de Saúde Visual Infantil está a decorrer no Funchal e, posteriormente, irá percorrer todos os concelhos da Região, finalizando em Câmara de Lobos. Ao todo, esta volta prevê rastrear cerca de 2 mil crianças.

 

Nos casos em que forem detetadas situações de risco, as crianças serão referenciadas para a consulta de especialidade no Serviço de Saúde da Madeira, SESARAM, EPERAM.

 

As convocatórias são feitas através de chamada telefónica, pelo Centro de Rastreios da RAM.

Na eventualidade de qualquer esclarecimento ou novo agendamento, os utentes devem contactar o SESARAM, EPERAM, através do número de telefone 291 149020.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.