Pesquisar

Miguel Albuquerque assume como crucial investimento enorme na Saúde nos próximos anos

Miguel Albuquerque diz que o investimento na área da Saúde, nos próximos anos, será muito elevado, mas afirma tratar-se de um investimento essencial. Neste sentido, considera que o grande desafio que se depara ao Sistema Regional de Saúde é a sua sustentabilidade financeira. 08-04-2024 Presidência
Miguel Albuquerque assume como crucial investimento enorme na Saúde nos próximos anos

O presidente do Governo Regional, que falava na cerimónia de abertura da Semana Regional da Saúde, assume ser fundamental uma gestão racional do sistema, que potencialize os recursos existentes, em prol dos utentes, sendo para tal determinante, afirmou, prevenir a saúde a montante. Algo que cada vez mais é aposta, com os 47 centros de saúde, em 2022, a atingirem os 674 mil atendimentos, um número em crescendo de ano para ano.

Reforçando que o objetivo primeiro é que o Sistema Regional de Saúde continue a ser cada vez melhor, destacou a importância, para o efeito, de se continuar a eliminar disfuncionalidades, como são o caso das altas problemáticas. Apontou também a importância de evitar os atos médicos em duplicado.

Os custos, realçou, com a Saúde são enormes. Por exemplo, «em 7 anos os medicamentos na Madeira subiram, de custo, 71% e em 2023 os encargos com medicamentos já poderão ter superado os 100 milhões de euros».

O líder madeirense alertou ainda da necessidade que os sistemas públicos de Saúde terão em prosseguir com investimentos contínuos na alta tecnologia, a par de uma fortíssima aposta na formação técnica dos profissionais do sector, o que implicará grandes investimentos dos governos nos próximos anos. Isto de modo àqueles não serem ultrapassados pelos sistemas privados.

O chefe do Executivo madeirense considerou igualmente fulcral que a Região continue a ter condições para atrair enfermeiros e médicos, entre outras profissões na área.

A Semana Regional da Saúde decorre de hoje até a próxima sexta-feira, dia 12 de abril, no Centro Cultural Quinta Magnólia, integrada na celebração do Dia Mundial da Saúde.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.