Pesquisar

Pedro Ramos desafia jovens a contribuir para uma Saúde melhor

“Fazem parte do nosso futuro”, disse o governante aos alunos, desafiando-os a usar a sua criatividade para uma Saúde melhor “o desenvolvimento das sociedades depende do comportamento de todos nós. Se quisermos construir sociedades saudáveis, seguras e sustentáveis temos de fazer mais e melhor, temos de acrescentar valor aos nossos contributos e esse valor na área da saúde e do bem-estar é extremamente importante porque vai permitir alguma mudança”. 09-04-2024 Saúde e Proteção Civil
Pedro Ramos desafia jovens a contribuir para uma Saúde melhor

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, participou hoje, dia 9 de abril, na sessão informativa alusiva ao “Summer Medical School: Lifestyle”, uma iniciativa promovida pela NOVA Medical School que conta com o apoio do Governo Regional.

 

“Fazem parte do nosso futuro”, disse o governante aos alunos, desafiando-os a usar a sua criatividade para uma Saúde melhor “o desenvolvimento das sociedades depende do comportamento de todos nós. Se quisermos construir sociedades saudáveis, seguras e sustentáveis temos de fazer mais e melhor, temos de acrescentar valor aos nossos contributos e esse valor na área da saúde e do bem-estar é extremamente importante porque vai permitir alguma mudança”, disse.

 

Segundo o responsável, o projeto “Summer Medical School: Lifestyle” da Nova medical school é “um exemplo destas mudanças que se estão a criar na nossa sociedade” e que vai permitir acrescentar valor na proteção da Saúde, promoção da Saúde e prevenção das doenças. “A palavra mudança é o motor das nossas vidas e para haver mudança precisamos de colaboração e criatividade de todos”, acrescentou, citando a célebre frase do inventor americano, Steve Jobs, “a chave do sucesso é perceber para onde o mundo se dirige e chegar lá primeiro”, finalizou.

 

Recorde-se que o Governo Regional, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, vai apoiar, pela segunda vez, candidaturas de estudantes para participar no campo de férias “Summer Medical School: Lifestyle”, a realizar de 22 a 26 de julho, em Lisboa.

 

Ao longo de uma semana, cinco jovens madeirenses dos 15 aos 18 anos que estejam a frequentar o ensino secundário na RAM vão ter a oportunidade de participar neste campo de férias e imergir em estilos de vida saudáveis, através de um programa focado em estratégias de lifestyle, com o objetivo de capacitar, ensinar e educar na promoção da saúde e prevenção da doença.

 

O protocolo estabelecido envolve responsabilidades de ambas as partes no sentido de assegurar a participação no curso de verão, nomeadamente a inscrição, estadia, comodidade e acompanhamento integral dos estudantes. A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil irá assegurar o pagamento das inscrições, no valor de 250 euros cada. O pagamento do custo da viagem de ida e volta fica à responsabilidade dos Encarregados de Educação.

 

As candidaturas devem ser submetidas entre os dias 09 de abril e 10 de maio de 2024, para o seguinte endereço eletrónico: gabinete.srs@madeira.gov.pt, com indicação do assunto “Summer Medical School: Lifestyle”. É obrigatório a anexação do documento do registo de avaliação (média escolar das avaliações do 2º período ou do 1º semestre arredondada às décimas), para validação da candidatura. 

 

A comunicação dos alunos selecionados será feita pela mesma via, num prazo máximo de 7 dias, após a data de término da submissão de candidaturas.

 

A sessão informativa decorreu na Escola Secundária Francisco Franco e contou a participação do presidente do conselho executivo da Escola, professor António Pires, de uma aluna da Escola Francisco Franco e participante da edição Summer Medical School 2023, Eva Xavier, da coordenadora do Summer Medical School, Mariana Nóbrega, e da subdiretora para a Extensão à Comunidade da NOVA Medical School, professora Conceição Calhau, que se juntou ao painel à distância.

 

Em 2023, participaram quatro estudantes madeirenses, uma da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche do Porto Moniz e três estudantes da Escola Secundária Francisco Franco. Este ano, serão aceites 5 candidaturas.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.