Pesquisar

Enfermeiros com carreiras descongeladas e acordo ao nível das remunerações e carreiras

Miguel Albuquerque explicou que foram tomadas de decisão essenciais à fixação e à estabilidade dos enfermeiros. O Chefe do Governo destacou ainda a renovação de quadros de enfermagem com a entrada de 597 profissionais no SESARAM desde 2015 11-04-2024 Presidência
Enfermeiros com carreiras descongeladas e acordo ao nível das remunerações e carreiras

«Em 2019, garantimos o descongelamento das carreiras dos enfermeiros. E em 2023, após negociações concertadas e consistentes com as organizações profissionais dos enfermeiros, alcançamos uma plataforma de entendimento, abarcando as remunerações e as carreiras.»

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, disse hoje, na sua intervenção, na cerimónia de assinatura de contrato-programa entre o Governo Regional e a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, que aquelas foram tomadas de decisão fundamentais para o sistema público de saúde, na medida em que, por um lado, responderam a um dos primeiros objetivos do Executivo – a fixação dos profissionais – e, por outro, criaram estabilidade e previsibilidade para os enfermeiros.

Paralelamente ao descongelamento das carreiras e ao entendimento relativamente a remunerações e carreiras, Miguel Albuquerque apontou à renovação dos quadros do SESARAM, também ao nível da enfermagem, com a admissão de 597 novos profissionais para os hospitais e centros de saúde do SESARAM entre os anos de 2015 e 2023.

O Chefe do Governo abordou ainda vários dos desafios que o SESARAM tem pela frente, entre outros, o investimento consistente, designadamente na área das tecnologias, a racionalidade e a boa gestão e o papel central a assumir pelos cuidados de saúde primários, no sentido da prevenção e despistagem/apoio à deteção precoce de doença.

A assinatura do contrato-programa com a Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny visa apoiar os encargos com a formação de enfermeiros para o SESARAM.

O estabelecimento de ensino superior tem presentemente 300 alunos, dos quais 36 a concluir o curso de enfermagem.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.