Pesquisar

Obra da década pronta a avançar

Chefe do Governo presidiu à apresentação do Programa Funcional do novo Hospital Central da Madeira 10-01-2020 Presidência
Obra da década pronta a avançar

“Esta será indiscutivelmente a obra da década na Madeira”, afirmou sexta-feira, 10 de janeiro, o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, aquando da sua intervenção na apresentação do Programa Funcional do Novo Hospital Central da Madeira.

Realçada a importância da obra, que definirá o futuro do setor da saúde pública na Região, o Chefe do Governo indicou que, neste momento, o seu executivo tem tudo pronto para lançar o concurso público e, de seguida, iniciar a construção da nova unidade hospitalar.

Com uma área bruta de construção de 172.100 metros quadrados – Hospital Dr. Nélio Mendonça e o Hospital dos Marmeleiros têm área bruta de 54.090 e 11890 metros quadrados, respetivamente, - o novo Hospital Central da Madeira comporta seis pisos acima da cota de soleira e um piso abaixo desta e um total de 607 camas, das quais 503 destinadas ao internamento geral distribuídas por três corpos: norte, central e sul.

A obra de “década”, conforme referiu Miguel Albuquerque, nasce de um processo de discussão, ainda em curso em 2015 – aquando da tomada de posse do seu primeiro Governo – se a Região deveria avançar para a construção de uma nova unidade hospitalar ou optar pela ampliação do Hospital Nélio Mendonça.

Neste âmbito, o líder do executivo lembrou ainda que a decisão de construir-se um novo hospital resultou da auscultação das forças vivas da sociedade madeirense, sendo hoje uma decisão consensual na comunidade, inclusive o espectro partidário.

Na ocasião, Miguel Albuquerque agradeceu o trabalho árduo da equipa pluridisciplinar, assim como aos anteriores e atuais secretários regionais de Equipamento e Infraestruturas e de Saúde e ao arquiteto Pelicano e respetiva equipa.

“Agradeço a todos o entusiasmo e colaboração para a concretização desta obra fundamental para o futuro da nossa Região”, concluiu.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.